CBN Saúde por Brenda Caramaschi em 01/12/2025 - 11:10
A dor crônica faz parte da rotina de milhões de brasileiros, porém a médica reumatologista e membro da Sociedade Paranaense de Reumatologia Sueny Munarin, diz que a dor persistente nunca deve ser vista como algo normal, pois é um sinal de que algo está errado no corpo e é necessário a atenção médica para investigar a causa e tratar o problema. “Se a dor é frequente, intensa ou não passa com os medicamentos habituais, procure um médico para investigar a causa”.
Ela afirma que ignorar a dor, especialmente a crônica, pode levar a problemas emocionais e físicos graves e que acolhimento e ações práticas podem transformar a vida de quem convive com dor crônica. “Não se acostume com a dor e não a ignore”. Com o intuito de orientar a população e incentivar o cuidado integral, a médica promove, no próximo sábado, dia 6, o evento “Dor Não é Normal”, um encontro presencial aberto ao público, das 9 ao meio-dia, na Casa Di Eva, em Maringá, unindo pacientes, familiares e profissionais de saúde em um café rural com foco no manejo multidisciplinar das doenças autoimunes e das dores crônicas.
Durante a programação, especialistas das áreas de nutrição, psicologia e fisioterapia compartilharão orientações simples e práticas para o dia a dia. A proposta é facilitar o entendimento sobre os fatores que influenciam a dor, mostrando como aspectos físicos, emocionais e comportamentais estão interligados e podem ser trabalhados de maneira complementar.
Quer encaminhar uma pergunta ou sugestão para o CBN Saúde? Envie e-mail para jornalismo@cbnmaringa.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp da CBN. O número é (44) 3220 4048
Acompanhe CBN Saúde, às segundas-feiras, a partir das 11h10, dentro do CBN Maringá 1ª. Edição