Dia Nacional do Livro Infantil: é importante estimular a leitura desde a infância
Foto: Dany Fran Gongora Rosa

18 de abril

Dia Nacional do Livro Infantil: é importante estimular a leitura desde a infância

Educação por Luciana Peña em 18/04/2021 - 16:20

Os pais e professores têm papel fundamental na formação do leitor. O mercado editorial também deve ficar atento às necessidades dos pequenos. Um leitor fluente tem mais chance de sucesso em outras disciplinas.

 

18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia e é considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, por exemplo, fizeram parte da infância de muitas gerações e ainda povoam o imaginário das crianças e adolescentes que se deixam encantar pela leitura.

Não é fácil transformar uma criança num leitor assíduo. Ainda mais num tempo com a concorrência de tantos dispositivos eletrônicos.

A missão cabe primeiramente aos pais, que precisam dar o exemplo, e também aos professores encarregados de conduzir os pequenos pelo universo da literatura.

A pedagoga e professora do 5º ano de um colégio particular de Maringá, Andreza Caroline Ré, especializada em educação infantil, diz que ler é fundamental na formação cognitiva da criança. [ouça o áudio acima]

A professora diz que quando o aluno lê com fluência, tem mais chance de sucesso em outras disciplinas. Na matemática, por exemplo, para entender os enunciados e ter um raciocínio correto, é preciso saber interpretar o texto. [ouça o áudio acima]

A escritora Dany Fran Gongora Rosa diz que o mercado editorial também precisa dar uma força para estimular a leitura entre os pequenos. Os livros físicos precisam atrair a criançada. Ela cita o exemplo do mercado editorial dos Estados Unidos. [ouça o áudio acima]

A escritora cita alguns autores nacionais para aguçar o interesse dos pais e dos pequenos leitores: Maurício de Souza, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado,  Flávia Lins e Silva, Celso Sisto, que é também ilustrador e Socorro Acioli, que é da região Nordeste, fora do eixo-Rio São Paulo, entre tantos outros. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550