Maringá
Detentos do regime semiaberto são presos por tráfico de drogas em escola desativada
Segurança por Portal GMC Online em 23/07/2025 - 09:38
Uma operação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Maringá resultou, na tarde dessa terça-feira (22), na prisão em flagrante de quatro detentos do regime semiaberto e na apreensão de aproximadamente 4 quilos de drogas, entre maconha e cocaína.
Os entorpecentes estavam escondidos na antiga sede da Escola Municipal Ariovaldo Moreno, no Jardim Alvorada, local era utilizado pelos presos para almoçar e cumprir parte de suas atividades externas, conforme determina a legislação.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Alves, o imóvel vinha sendo monitorado pela corporação após denúncias sobre movimentações suspeitas. “Eles estavam utilizando o espaço não para reabilitação, mas para preparar, embalar e distribuir drogas. Aproveitavam o horário de almoço para cometer crimes, como se não houvesse fiscalização”, afirmou.
Durante a ação, os agentes encontraram porções de drogas já embaladas para venda, inclusive preparadas para serem transportadas para dentro do presídio, supostamente escondidas no corpo dos detentos.
A operação contou com o apoio de cães farejadores, que localizaram entorpecentes escondidos em locais de difícil acesso.
Além das drogas, foram apreendidos celulares, armas brancas e outros materiais relacionados ao tráfico. “O que vimos ali é uma prática que, muito provavelmente, vinha acontecendo há algum tempo. Não começaram ontem”, destacou Luiz Alves. “A lei concede o direito ao trabalho externo, mas não o direito de continuar cometendo crimes. E nós estamos atentos.”
De acordo com o secretário, os presos recebiam as drogas de pessoas do lado de fora e utilizavam o período de trabalho externo para processar e redistribuir o material ilícito. “O município não vai permitir que esse tipo de atividade criminosa aconteça sob nossos olhos. A polícia está vigilante e vai agir sempre que necessário”, completou.
Acesse GMC Online