Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
TEMPO Faltam 111 dias para o primeiro turno das eleições 2018.
DELTAN DALLAGNOL, HOJE, NA ACIM
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, concederá entrevista coletiva hoje, às 18 horas, na ACIM.
Logo depois, ele falará sobre "Lava Jato, eleições e o combate à corrupção, para diretores e conselheiros da ACIM, no auditório Miguel Kfouri, às 18h45.
DESENVOLVIMENTO: ALERTA SOBRE GASTOS PÚBLICOS
No Fórum Empresarial “Metrópole Norte”, realizado na sexta-feira, na ACIM, palestra do doutor em Economia e diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, na foto com a governadora Cida Borghetti e o presidente da ACIM, Michel Felippe. Na palestra “O Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas”, informações e orientações importantes sobre o que fazer e, também, exemplos do que não dá certo.
O eixo Maringá-Londrina tem um dos maiores potenciais de desenvolvimento, no país. Há um esforço para a retomada de estudos e ações conjuntas.
A ideia é unir os municípios do eixo (são 17) em uma região metropolitana com projetos integrados de infraestrutura e desenvolvimento.
Prefeitos, governadora Cida Borghetti, diretoria e membros do Codem e de outras entidades empresariais, lideranças da área da educação, estiveram na ACIM.
Os deputados federais Ricardo Barros (Progressistas) e Alex Canziani (PTB) e o deputado estadual Evandro Júnior, participaram do fórum empresarial, na ACIM.
UNINDO FORÇAS
O vice-prefeito Edson Scabora (PV) representou Maringá, no Fórum Empresarial. Fez um discurso defendendo a união de forças políticas e empresariais para a promoção do desenvolvimento.
Disse que o reconhecimento a quem trabalha e produz resultados concretos para a cidade, a região e a população deve ser dado, independente de diferenças políticas.
NEGOCIAÇÕES ENTRE SANEPAR E MARINGÁ
Maringá ingressou na justiça, em 2010, para retomar os serviços de saneamento da cidade.
A justiça confirmou, no Superior Tribunal de Justiça, que a cláusula que ampliou o prazo do contrato é nula. No entanto, exige, para a retomada da municipalização dos sistemas, a indenização pelos investimentos feitos pela empresa na cidade.
O procurador do Município, Vitor José Borghi, declarou na semana passada que além dos recursos em relação a esta decisão, Maringá negocia uma solução de consenso com a Sanepar.
Em entrevista na sexta-feira, a governadora Cida Borghetti revelou a Luciana Peña que uma das possibilidades é o compartilhamento da gestão Município/Sanepar. Uma empresa do Município compartilharia em igualdade a gestão do sistema de saneamento.
Nesta hipótese, o consórcio assumiria, com tecnologia da Sanepar, o gerenciamento dos resíduos sólidos, ou seja, do lixo da cidade.
Também na negociação o município busca ampliar o percentual que recebe sobre as operações, recursos que são importantes para o orçamento municipal.