Atualizado às 17h08:
Em entrevista à CBN Maringá o prefeito Ulisses Maia fez o anúncio. Maringá vai exigir o passaporte da vacina em eventos. [ouça o áudio acima]
Empresários do setor dizem que a medida já é uma exigência de decreto estadual. A diferença é que o decreto estadual exige teste realizado até 48 horas antes do evento.
O empresário João Vitor Mazzer, que é diretor da Abrape Paraná, que é a Associação Brasileira de Promotores de Eventos, diz que desde a retomada, em outubro, realizou quatro grandes eventos, com exigência de comprovante da vacina ou exame negativo para Covid-19. [ouça o áudio acima]
A logística para a entrada do público foi tranquila, diz Mazzer. [ouça o áudio acima]
O decreto citado pelo prefeito em entrevista à CBN Maringá foi publicado durante a tarde. A exigência começa a valer no dia 10 de janeiro.
Em eventos em estádios e ginásios esportivos, quando houver realização de eventos de natureza profissional; em casamentos, formaturas, shows, congressos, conferências e convenções, será exigido o comprovante de vacina.
Adultos terão que comprovar duas doses de vacina e adolescentes pelo menos uma dose. Os estabelecimentos é que ficam responsáveis pelo controle. Podem ser apresentados o certificado de vacina digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde, o Conect SUS ou a caderneta de vacinação. Quem falsificar o documento vai ser punido. E quem não cumprir o decreto será multado. A multa varia de R$ 5 mil a R$ 150 mil.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550