De 487 servidores do Hospital Municipal, três tiveram Covid-19
Foto: Divulgação/Hospital Municipal de Maringá

Testes

De 487 servidores do Hospital Municipal, três tiveram Covid-19

Saúde por Victor Simião em 08/07/2020 - 15:38

O caso deles era assintomático. O resultado faz parte da série de testes feitos pela Prefeitura com os trabalhadores da Saúde. O índice de positividade dos exames já feitos é considerado baixo, está em 0,98%. 

Na segunda semana da leva de testes com os servidores que trabalham na Saúde municipal, o resultado foi o seguinte: dos 487 exames feitos no Hospital Municipal, três mostraram que os servidores analisados tiveram coronavírus em algum momento, mas de forma assintomática. Os testes foram feitos ao longo da semana passada.

De acordo com o Executivo, do total de testes feitos, seis tiveram algum tipo de resultado. Três deram o chamado falso negativo e foram descartados após novas avaliações. Em outros três casos, mais de um tipo de teste foi feito e detectou que essas pessoas foram infectadas em algum momento, ficaram assintomáticas, e agora já não estão com o vírus.

Antes de fazer no Hospital Municipal, a Prefeitura de Maringá fez exames nos servidores da Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte, a unidade de referência da Covid-19 no setor público na cidade. 317 testes foram realizados: o resultado foi de três casos assintomáticos e um ainda estava com o vírus no corpo e foi isolado.

A Prefeitura de Maringá decidiu fazer o teste rápido do novo coronavírus nos 3.200 servidores da saúde que trabalham para o município. A ação teve início no dia 23 de junho. A medida é uma forma de encontrar os assintomáticos e, se for o caso, encaminhar quem tiver a doença para o isolamento.

Os testes rápidos são de remessa do Ministério da Saúde. A análise do resultado está a cargo do Hospital Municipal. UEM, Unicesumar e Uningá são parceiras.

O secretário de Saúde, Jair Biatto, disse na ocasião do lançamento da ação que o resultado irá subsidiar uma pesquisa. O estudo ajudará a entender o comportamento do coronavírus no município.

A Prefeitura de Maringá informou que já foram feitos 915 testes nos servidores. O resultado de positividade ficou em 0,98%, o que é considerado baixo. Ou seja, a cada 10 exames feitos, menos de um resultou em positivo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade