VEREADOR ALEX CHAVES SERÁ O LÍDER DO GOVERNO, NA CÂMARA MUNICIPAL
Na sexta-feira à tarde o vereador Alex Chaves informou ao prefeito Ulisses Maia que aceitava o convite para ser o líder do governo na Câmara Municipal.
O anúncio oficial deve acontecer na sessão ordinária de amanhã.
Alex Chaves assume a liderança após a renúncia do vereador Jean Marques, anunciada no dia 14 de março.
PRIMEIRO DE ABRIL E FAKE NEWS
Por falar em Jean Marques, o vereador está fazendo hoje uma campanha, nas redes sociais, conscientizando sobre fake news.
Ele alerta para a necessidade das pessoas de investir tempo em verificar, em checar as informações para verificar se não são mentiras vestidas de verdades.
Ele adotou uma linha mais informativa nas redes sociais e também mais regular. Criou um whatsapp – 9 9915 9667 – para receber sugestões, reclamações e ideias.
O primeiro vereador que criou um whatsapp para atender o público em geral foi o vereador Onivaldo Barris, em janeiro de 2017. O número é 9 9978 2545.
A comunicação de Jean Marques demonstra uma nova estratégia, claramente mais independente e menos cautelosa ou defensiva, como foi durante o período da liderança.
Em resumo, nas redes sociais, temos um novo vereador Jean Marques.
SOBRE FAKE NEWS
De fato, a quantidade de notícias falsas na internet é muito grande. De fato, é preciso que todos nós estejamos atentos para checar as informações e também não devermos compartilhar nada que a gente não tenha certeza.
Porém, é preciso lembrar uma coisa muito importante. Especialmente entre políticos e alguns agentes públicos, sempre que uma notícia os desagrada ou não é boa para eles a primeira reação é desqualificar a notícia. Já saem dizendo que a notícia é fake News.
Por exemplo: quando questionamos uma emenda à Lei Orgânica, a forma como foi apresentada e como tramitou estamos passando informações e muitas vezes emitindo opinião também, com discordâncias e sugestões. Ser contra um projeto de lei ou uma ação de um vereador, por exemplo, não é sinônimo de notícia falsa. Isto precisa ficar bem claro.
Da mesma forma, quando ficamos sabendo de mudanças em curso na administração municipal, devemos informar aos ouvintes. Quando temos fontes seguras e confiáveis é possível fazer isso. E as informações extra-oficiais nada têm a ver com fake news, não são notícias falsas.
MUDANÇAS NAS SECRETARIAS
Sobre mudanças que anuncie aqui, na sexta-feira, que estão em estudos e andamento, inclusive constestadas pelo secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, esclareço que são uma realidade e deverão ocorrer. Os nomes deverão ser diferentes. Um dos motivos é que alguns convites feitos para as mudanças não foram aceitos e esta é uma prerrogativa válida.
Em um dos casos, não houve o convite para a pessoa que citei aqui. Há outras possibilidades e vamos aguardar. Não é possível precisar prazo para estas mudanças. Vamos continuar acompanhando.
PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO
Encontrei neste fim de semana vários políticos que me confirmaram pré-candidaturas a prefeito. Um deles foi o deputado federal Enio Verri, do PT. Ele me confirmou que pretende mesmo ser candidato a prefeito no ano que vem.
O deputado estadual José Aparecido Jacovós, o delegado Jacovós, do PR, já anunciou ao líder do seu partido, deputado federal Luiz Nishimori, a intenção de ser candidato a prefeito de Maringá e está trabalhando com este objetivo.
Amigos do promotor José Aparecido da Cruz insistem com ele para que seja candidato a prefeito, no ano que vem. Há inclusive convites para filiação partidária.
EVENTO POLÍTICO
O jantar de lançamento da Expoingá 2019 manteve a tradição de fazer do palco do agronegócio e do maior evento anual da região local para um importante encontro político.
Estiveram presentes o governador Carlos Massa Ratinho Junior, prefeitos da região, deputados estaduais e federais, vereadores e lideranças políticas e empresariais de Maringá e região.