Como identificar as crianças com altas habilidades?
Foto: Freepik

Educação

Como identificar as crianças com altas habilidades?

Educação por Luciana Peña em 30/12/2024 - 15:01

Os especialistas dizem que crianças com altas habilidades não são tão raras quanto se imagina. O problema é que a falta de diagnóstico pode causar sofrimento nas crianças com altas habilidades. E os pais também sofrem no caminho do diagnóstico e na busca por serviços para atender as necessidades destas crianças.

Não é fácil ter um filho com altas habilidades. E não é fácil ser uma criança com altas habilidades.

Fábio Castoldi e a esposa percorreram um longo caminho até descobrir que o filho Tomaz, de quase cinco anos, tem altas habilidades.

O casal suspeitava de autismo e déficit de atenção e sofria com a falta de diagnóstico.

Tomaz não tem as habilidades que o senso comum atribui às crianças de altas habilidades, pelo contrário, até enfrenta dificuldades na escola.

Mas possui uma capacidade impressionante de sintetizar temas complexos e perceber o mundo, diz o pai.[ouça o áudio]

Gustavo Calefe também enfrentou muitas dificuldades com o filho Bernardo de quase quatro anos e que possui altas habilidades em motricidade fina, linguagem e comunicação.

O pai diz que todo mundo pensa que é bom e fácil ter altas habilidades, mas ele desmistifica: o ensino no Brasil não está preparado para as crianças com altas habilidades.

O diagnóstico foi fundamental para o atendimento das necessidades de Bernardo. [ouça o áudio]

Existem certas características que ajudam a identificar uma criança de alta habilidade, como a sensibilidade. O problema são os mitos em torno deste tema e que aumentam o sofrimento dos estudantes, diz a psicóloga Vivan Risso. [ouça o áudio]

As altas habilidades não são tão incomuns quanto se imagina. A cada 30 alunos, dois apresentam altas habilidades. [ouça o áudio]

Em Maringá, a rede municipal de ensino oferece a sala de recursos multifuncionais para alunos com altas habilidades.

Colaboração Brenda Caramaschi

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade