Com Patrulha Rural Comunitária, Paraná reduz índices de crimes no campo
CBN Rural

CBN Rural

Com Patrulha Rural Comunitária, Paraná reduz índices de crimes no campo

CBN Rural por Rogério Recco em 26/03/2025 - 15:40

Reestruturada em 2020 e contando atualmente com 93 equipes do estado, além de já ter formado 178 redes de proteção com cerca de 20 mil propriedades rurais cadastradas e a participação de produtores que se comunicam pelo aplicativo de mensagens WhatSapp, a Patrulha Rural Comunitária exibe números bastante positivos no combate ao crime.

Graças ao engajamento dos produtores e da efetiva atuação policial, em 2024, comparando com o ano anterior, houve redução de 14% no número de homicídios, 29% de roubos, 25% de furtos e 30% a menos de ocorrências de abigeato (subtração de animais).

Os dados foram informados em entrevista ao CBN Rural nesta quarta-feira (26/3) pelo coordenador da Patrulha Rural Comunitária no Paraná, capitão Incare Corrêa, que veio a Maringá para, durante esta semana, ministrar um curso de capacitação na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfaep).

Segundo ele, são atualmente 300 policiais voltados exclusivamente à Patrulha Rural Comunitária no estado, cujo foco é a atuação preventiva. Para isso, é importante que os proprietários rurais recebam a equipe para um cadastramento, oportunidade em que será feito também um georreferenciamento do local. Os sindicatos rurais também estão envolvidos na divulgação junto aos produtores.

O capitão informou também que a Patrulha Rural Comunitária chega agora a um estágio de tecnologia 4.0, com viaturas 4x4 especialmente preparadas para esse trabalho, anunciando que será iniciado um projeto piloto para que, em breve, todas as mais de 90 unidades sejam ligadas ao serviço de internet Starlink, além da aquisição de drones com recursos térmicos e mais armamento.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade