A Usina Santa Terezinha (Usaçucar) entrou com pedido de recuperação judicial nesta sexta-feira (22) no Foro Central da Comarca de Maringá, onde está localizada. A alegação para o pedido são problemas nas negociações com bancos credores. De acordo com o jornal Valor Econômico, a dívida ultrapassa R$ 4 bilhões. O pedido foi feito depois que a usina descobriu que o banco Votorantim entrou com três pedidos de execução na Justiça. Somente ao banco, o débito chega a R$ 150 milhões.
A Usaçucar explica que estava renegociando as dívidas com 18 bancos credores e que um deles era o próprio Voltorantim. Agora, as negociações irão recomeçar do zero. Ainda segundo o Valor Econômico, a dívida da usina é somente com bancos, não há débitos vencidos de impostos e nem fornecedores. Por nota, a Usaçucar informou que a decisão foi tomada para garantir a manutenção das atividades e empregos gerados. No documento, a usina também explicou que busca há alguns meses uma solução amigável com os bancos, mas que a demora na resolução também decore de um cenário ruim de redução contínua dos preços do açúcar no mercado internacional.
A Usina Santa Terezinha é a maior companhia sucroalcooleira do Paraná e uma das dez maiores do Brasil. São 11.400 funcionários no país, sendo quase 1.500 somente em Maringá. Ao todo, são duas unidades na cidade: coorporativa e logística e uma unidade industrial no distrito de Iguatemi. Para enfrentar o processo de recuperação judicial, que dura um ano, a usina diz que espera o apoio dos