Oito prefeituras do Paraná foram notificadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e terão que explicar por que aplicaram menos de 70% das vacinas contra a Covid-19.
O painel de vacinação do Ministério da Saúde com dados informados pelas próprias prefeituras mostra a quantidade de vacinas que estas cidades receberam e o percentual de imunizantes que foram aplicados.
Na lista do TCE a cidade com menor índice de aplicação é Palmeira, na região central do estado, com 58,70% de doses aplicadas.
Duas cidades da região de Maringá estão nesta lista: Ivatuba, com 67% de aplicação e Colorado, 66%.
O prefeito de Ivatuba, Sérgio José Santi, diz que não há doses estocadas na cidade. Tudo que chega é aplicado e o problema é apenas a falta de atualização dos relatórios. [ouça o áudio acima]
A cidade vacinou até a quarta-feira (14), 1.673 pessoas com a primeira dose. Neste dia a vacina estava sendo aplicada na população geral de 37 a 59 anos. Também estavam sendo vacinados profissionais da educação básica e do ensino superior, pessoas com doenças crônicas e motoristas de cargas pesadas. Ivatuba tem pouco mais de 3 mil habitantes.
Após a entrevista, o prefeito enviou um vídeo para a redação da CBN onde explica que o problema na transmissão de dados ocorreu porque o sistema da prefeitura foi hackeado. [ouça o áudio acima]
Em Colorado, o secretário de Saúde, José Hélio, explicou que os dados foram atualizados esta semana e o percentual correto de doses aplicadas no município é de 87%.
Em Colorado estão sendo vacinadas as pessoas com 39 anos ou mais e já tinham sido aplicadas, até sexta-feira passada, quase 10 mil primeiras doses. A cidade tem 22 mil habitantes. [ouça o áudio acima]
O TCE informa que as prefeituras têm obrigação de manter o sistema de dados atualizado e por isso cobra que os números de doses aplicadas sejam publicados diariamente.
As prefeituras têm até o final desta semana para prestar explicações ao TCE.