Colorado e Ivatuba terão que explicar baixo índice de aplicação de vacinas
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Região

Colorado e Ivatuba terão que explicar baixo índice de aplicação de vacinas

Saúde por Luciana Peña em 16/07/2021 - 10:09

As cidades da região de Maringá estão na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de municípios que aplicaram menos de 70% das vacinas recebidas. Os dados constam de um sistema abastecido pelas próprias secretarias municipais de saúde. 

Atualizado às 11h21

Oito prefeituras do Paraná foram notificadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e terão que explicar por que aplicaram menos de 70% das vacinas contra a Covid-19.

O painel de vacinação do Ministério da Saúde com dados informados pelas próprias prefeituras mostra a quantidade de vacinas que estas cidades receberam e o percentual de imunizantes que foram aplicados.

Na lista do TCE a cidade com menor índice de aplicação é Palmeira, na região central do estado, com 58,70% de doses aplicadas.

Duas cidades da região de Maringá estão nesta lista: Ivatuba, com 67% de aplicação e Colorado, 66%.

O prefeito de Ivatuba, Sérgio José Santi, diz que não há doses estocadas na cidade. Tudo que chega é aplicado e o problema é apenas a falta de atualização dos relatórios. [ouça o áudio acima]

A cidade vacinou até a quarta-feira (14), 1.673 pessoas com a primeira dose. Neste dia a vacina estava sendo aplicada na população geral de 37 a 59 anos. Também estavam sendo vacinados profissionais da educação básica e do ensino superior, pessoas com doenças crônicas e motoristas de cargas pesadas. Ivatuba tem pouco mais de 3 mil habitantes.
Após a entrevista, o prefeito enviou um vídeo para a redação da CBN onde explica que o problema na transmissão de dados ocorreu porque o sistema da prefeitura foi hackeado. [ouça o áudio acima]

Em Colorado, o secretário de Saúde, José Hélio, explicou que os dados foram atualizados esta semana e o percentual correto de doses aplicadas no município é de 87%.
Em Colorado estão sendo vacinadas as pessoas com 39 anos ou mais e já tinham sido aplicadas, até sexta-feira passada, quase 10 mil primeiras doses. A cidade tem 22 mil habitantes. [ouça o áudio acima]

O TCE informa que as prefeituras têm obrigação de manter o sistema de dados atualizado e por isso cobra que os números de doses aplicadas sejam publicados diariamente.
As prefeituras têm até o final desta semana para prestar explicações ao TCE.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade