Coleta de lixo em Sarandi deve ser retomada nesta sexta-feira (18)
Foto: José Martins

Saneamento

Coleta de lixo em Sarandi deve ser retomada nesta sexta-feira (18)

Meio Ambiente por Luciana Peña em 18/10/2024 - 09:30

Após dias sem o serviço, Prefeitura de Sarandi publicou o contrato com uma nova empresa no Portal da Transparência. A vigência é de dois meses. A população está revoltada.

O lixo está se acumulando em lixeiras de muitos bairros em Sarandi.

O morador do Jardim Ouro Verde III, José Aparecido Martins, diz que desde o último sábado (12), feriado nacional, o caminhão da coleta de lixo não passa no bairro.

Ele está revoltado. [ouça o áudio]

O contrato com a empresa que fazia a coleta e destinação do lixo em Sarandi foi encerrado esta semana.

O serviço já era alvo de críticas e até de sindicâncias por causa de falhas.

E até virou caso de polícia quando um coletor ameaçou uma moradora.

Nessa quinta-feira (17), a Prefeitura de Sarandi publicou o contrato com uma nova empresa de coleta de lixo.

É um contrato de 58 dias, válido até 15 de dezembro deste ano, às vésperas das festas de fim de ano, quando a produção de lixo doméstico aumenta em todas as cidades.

Mas o contrato pode ser prorrogado por 12 meses.

A empresa contratada é a Costa Oeste Ltda, de Toledo. Ela será responsável pela coleta de resíduos domiciliares e comerciais gerados na área urbana e transporte para o aterro sanitário de Sarandi.

O valor do contrato é de quase 1 milhão e meio de reais.

O morador do Jardim Ouro Verde, José Martins, espera que o serviço seja retomado o quanto antes. [ouça o áudio]

A Prefeitura de Sarandi informou que irá divulgar nota com informações atualizadas sobre a situação da coleta na cidade. 

(Atualizado às 09h47) Em nota, a Prefeitura de Sarandi informou que: 

"A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, informa que, conforme noticiado, a assinatura de contrato com a nova empresa responsável pela coleta de lixo, Costa Oeste, foi realizada nesta quinta, 17. Desta forma, a empresa inicia de forma imediata a regularização dos serviços em Sarandi nesta sexta, 18. Por conta deste período de transição, poderá haver algumas alterações pontuais em rotas de trabalho, entretanto, haverá ampliação na capacidade da coleta, que passará a atuar com 8 caminhões. É válido ressaltar que a coleta começa a ser feita de forma gradual e contínua para atender todos os bairros."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade