O Centro de Formação Kairós da Igreja Católica em Maringá tinha mais 20 anos de história. Um prédio construído num terreno público cedido pela prefeitura. A estrutura física, auditórios, cozinha, panificadora, refeitório… foi toda construída com recursos da Renovação Carismática, num tempo em que a legislação ambiental permitia algo que hoje sabemos é danoso ao meio ambiente: as construções em fundos de vale.
Após a mudança na lei, o Centro de Formação Kairós entrou no radar do Ministério Público que recomendou a demolição de parte do prédio. A Igreja Católica não contestou, devolveu o terreno para a prefeitura e a demolição aconteceu no final do ano passado. O local agora está sendo cercado e será reflorestado. O que sobrou de alvenaria vai abrigar um centro de educação ambiental diz a diretora de meio ambiente Luci Mara Sestito Vieira.
Num momento em que tanto se fala em preservação do meio ambiente, a decisão rápida e sem resistência de atender o Ministério Público chama a atenção. Patrick Rodrigues coordenador da Renovação Carismática diz que para os católicos a orientação está muito clara nas palavras do Papa Francisco.
O Centro de Formação Kairós, que teve parte demolida, fica no Parque Hortência, em Maringá.