A expectativa é grande. A 3ª fase de vacinação em Maringá deve começar nos próximos dias. Nesta fase, de acordo com o Plano Municipal de Imunização, devem ser vacinadas as pessoas com comorbidades. O público estimado é de 38 mil 577 pessoas.
Mas o Governo do Estado também está distribuindo aos municípios doses para a vacinação de professores e funcionários do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas, e para a imunização de gestantes e mães de bebês com até 45 dias de vida.
Em Maringá, a Secretaria de Saúde organiza o calendário de vacinação deste público. O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, diz que a cidade tem 36 unidades de saúde que podem ser postos de vacinação. É preciso distribuir os públicos prioritários por estas unidades.
O secretário diz que até sexta-feira (7) esse cronograma será divulgado. [ouça o áudio acima]
Para vacinar as pessoas com comorbidade, a Secretaria enviou aos conselhos regionais de profissionais da saúde, como medicina e fisioterapia, um documento padrão em que o profissional atesta a comorbidade do paciente.
Esse esquema vale para os pacientes atendidos na rede privada, porque na rede pública já existe um cadastro de pacientes com comorbidades. [ouça o áudio acima]
O Ministério Público vai fiscalizar a distribuição dos atestados e em caso de fraude, o profissional será punido. [ouça o áudio acima]
E na semana que vem, segundo o Governo do Estado, começa a vacinação contra a gripe em idosos. Em Maringá, a vacina da gripe está sendo aplicada em unidades de saúde específicas, distintas das UBSs que vacinam contra o coronavírus.