Azeite apreendido pela Receita Federal vira biocombustível
Foto: Receita Federal

Receita Cidadã

Azeite apreendido pela Receita Federal vira biocombustível

Meio Ambiente por Luciana Peña em 10/02/2025 - 09:04

O campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Jandaia do Sul  recebe nesta segunda-feira (10) 20 mil litros de azeite de oliva apreendidos pela Delegacia da Receita Federal de Maringá. O azeite será transformado em biocombustível para abastecer a frota da rede municipal de ensino em Jandaia. É o programa “Receita Cidadã”.

O volume de azeite de oliva apreendido pela Receita Federal na região noroeste do Paraná só tem aumentado.

Nos últimos meses foram apreendidos cerca de 20 mil litros.

O azeite é apreendido ou porque não pagou impostos para entrar no país ou porque não tem autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária para venda em território nacional.

Ou seja, faz mal à saúde, por isso o azeite apreendido não pode ser destinado à doação.

Em Maringá, a Receita Federal firmou uma parceria com a Universidade Federal do Paraná para transformar o azeite apreendido em biodiesel. 

Pesquisadores da UFPR em Jandaia do Sul desenvolveram o projeto e receberam o azeite nesta segunda-feira (10).

O delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderley de Souza, diz que é um desafio encontrar um destino social e ambientalmente correto para as inúmeras mercadorias apreendidas. [ouça o áudio]

O biodiesel produzido pela Universidade Federal do Paraná vai abastecer ônibus escolares da rede municipal de ensino em Jandaia do Sul.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade