Audiência vai ouvir candidatos ao Conselho Tutelar
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Redação)

O Assunto é Política

Audiência vai ouvir candidatos ao Conselho Tutelar

O Assunto é Política por Diniz Neto em 24/09/2019 - 14:30

24 de setembro, terça-feira. Faltam 98 dias para o fim de 2019.

Dia Nacional do Mototaxista. Em julho de 2009, o Senado Federal aprovou um projeto que regulamentou o trabalho dos mototaxistas profissionais. Segundo a lei, para exercer a profissão de mototaxista, motoboy e motovigia é necessário ter idade mínima de 21 anos, pelo menos dois anos de habilitação na categoria "A" e habilitação em curso especializado.

Na coluna de hoje:
- DEMOCRATAS
- PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE
- SISTEMA DA SAÚDE REGULARIZADO
- PLANO B
- PRESTAÇÃO DE CONTAS GERAL DO SEGUNDO QUADRIMESTRE
- AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR
- ELEIÇÕES DE OUTUBRO
- PLANO DE GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE MARINGÁ
- ANA DOMINGUES
- CANCELADO AUMENTO NA COBRANÇA DA TAXA PARA MATRÍCULA DE IMÓVEIS

DEMOCRATAS
O ex-secretário de Gestão e Fazenda de Maringá, José Luiz Bovo, que também foi secretário de Fazenda do Paraná, em 2018, prefeito de São Jorge do Ivaí por três vezes, cumpriu, na semana passada, uma das metas importantes da sua pré-campanha a prefeito de Maringá. Concluiu a formação da comissão executiva do Democratas.
A comissão foi formada após uma ampla consulta a filiados tradicionais do partido e a setores da comunidade. A executiva terá líderes tradicionais da sigla, na cidade, e representantes de diversas áreas de atividades, incluindo educação, saúde, assistência social, meio ambiente, esportes, advocacia, gestão e atividade econômica. 
A comissão executiva municipal do Democratas terá onze membros.
Nos contatos para a formação do grupo que vai dirigir o partido, em Maringá, Bovo também encaminhou a formação da chapa de candidatos à Câmara Municipal, já contando com uma lista representativa de pré-candidatos e interessados.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE
Será nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, às 14 horas, na Câmara Municipal de Maringá, audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2019.

SISTEMA DA SAÚDE REGULARIZADO
Recebi uma informação de que na Unidade Básica de Saúde da Vila Esperança o atendimento de hoje foi cancelado, por instabilidade no sistema da Secretaria de Saúde.
Voltaram para casa, sem atendimento, crianças, idosos, pessoas que precisam fazer exames com urgência ou que precisam de medicamentos.
A pessoa que me informou disse que são seis dias sem coleta de material para exames.
Estive no Posto de Saúde da Zona Sul. O sistema voltou a funcionar hoje. Esteve fora do ar na sexta-feira e na segunda-feira.
Houve um problema com um link da Copel. Equipe do setor de TI, técnicos de empresas terceirizadas trabalharam no fim de semana e segunda-feira, até às 22 horas, e conseguiram corrigir o problema.
A falha não ocorreu no sistema da Prefeitura, ocorreu em link externo.

PLANO B
A pessoa que fez contato hoje cedo cobra um plano B da Secretaria de Saúde, para atender a população. Na verdade, a Secretaria de Saúde determinou que os atendimentos fossem feitos por prontuário manual.
O caso de hoje, na unidade da Vila Esperança, precisa ser verificado.
Não é preciso dizer que este tipo de situação causa constrangimentos e revolta. Atendimento de saúde é prioridade absoluta de quem precisa. Não tem como esperar.
Caso o problema esteja acontecendo em toda a rede de saúde algo precisa ser feito imediatamente para atender os casos mais graves, pelo menos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS GERAL DO SEGUNDO QUADRIMESTRE
Dia 30, segunda-feira, às 16 horas, na Câmara, a equipe da Secretaria de Fazenda faz a prestação de contas do segundo quadrimestre (meses de maio, junho, julho e agosto). A audiência é convocada pela Comissão de Finanças e orçamento do Poder Legislativo.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR
Na quarta-feira, às 17h30, será realizada audiência pública na Câmara Municipal sobre o processo de escolha dos conselheiros tutelares de Maringá.
Em reunião prévia foi definida a presença de 20 dos 41 candidatos. Só poderão participar da audiência os candidatos que participaram da reunião prévia realizada na semana passada, na Câmara Municipal.
A iniciativa dessa audiência é do vereador Jean Marques (PV).
A eleição para o Conselho Tutelar será realizada no dia 6 de outubro.

ELEIÇÕES DE OUTUBRO
Dia 6, domingo, eleição para o Conselho Tutelar.
Dias 7 e 8, eleição para a diretoria do Sismmar.
Dia 19 de outubro, Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), com eleição para o diretório estadual. O deputado estadual Arilson Chiorato deve ser eleito presidente do partido.

PLANO DE GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE MARINGÁ
Assim como fiz com a consulta pública sobre os rios, vou repetir aqui diariamente essa agenda importantíssima para Maringá. Dia 27, próxima sexta-feira, às 13 horas, será realizada audiência pública na Câmara para apresentação e discussão do Plano de Gestão da Arborização Urbana de Maringá.
Insisto que tão importante quanto aprovar com rapidez esse plano, é incluir recursos para a arborização urbana da cidade nas leis orçamentárias para 2020.

ANA DOMINGUES
Registro aqui o entusiasmo de Ana Domingues, ambientalista incansável, atuante e criativa, com relação a este Plano de Gestão da Arborização Urbana de Maringá que ela ajudou a fazer. Ana mandava mensagens sobre cada passo da elaboração do plano e também sobre informações a respeito do meio ambiente de Maringá.
Ana morreu no dia 24 de julho deste ano, mas os seus projetos e ideias continuam, como o Bosque Sensorial do Bosque das Grevíleas e a sua luta, ao lado de muitos ambientalistas, professores e pesquisadores para a aprovação e imediata implementação do Plano de Gestão para as nossas árvores.
Há muito a fazer, com urgência, para preservar e revitalizar a arborização de Maringá.

CANCELADO AUMENTO NA COBRANÇA DA TAXA PARA MATRÍCULA DE IMÓVEIS
Ontem escrevemos na coluna a informação sobre o aumento na cobrança das taxas para registro de imóveis.
Por ato administrativo, o Tribunal de Justiça determinou que os cartórios de Registro de Imóveis aumentem a cobrança da taxa para matrícula de imóveis.
O valor era de até R$ 5 por lote e passaria a ser 0,2% do valor do lote.
O deputado estadual Homero Marchese solicitou informações sobre esta alteração.
Comentei que achava que havia algum errada nessa normativa.
O deputado me mandou cópia de instrução do Tribunal de Justiça que cancela essa alteração na cobrança da taxa. De fato, houve erro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade