Nessa quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Maringá vacinou 2.379 idosos com a 1ª dose da vacina contra a covid-19. O município também aplicou a segunda dose do imunizante em quatro trabalhadores de saúde e 18 idosos.
Para os idosos, os locais de vacinação são as unidades de saúde Tuiuti, Mandacaru, Pinheiros, Iguaçu, Policlínica Zona Sul e o drive-thru do Teatro Calil Haddad.
Um ouvinte da CBN ligou para a redação para dizer que os idosos estavam ficando na fila de carros por mais de três horas, enquanto que na Policlínica da Zona Sul o atendimento estava rápido.
O secretário de Saúde Marcelo Puzzi disse que a orientação é para que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de casa e deixem o drive-thru do Calil Haddad para os idosos que têm dificuldade de locomoção. {ouça o áudio acima]
Nesta sexta-feira, a vacinação é para idosos com 72 anos ou mais. Nesta faixa etária o número de pessoas para vacinar é maior.
A prefeitura diz que à medida que for aumentando o público-alvo e mais doses forem chegando, serão abertos até 40 pontos de vacinação. [ouça o áudio acima]
No que depender de instituições de ensino como a Unicesumar, a Secretaria de Saúde poderá contar com um reforço na vacinação: os acadêmicos dos cursos na área da saúde. O diretora da área da saúde na Unicesumar, Solange Lopes, diz que a ajuda pode ser inclusive com equipamentos para os pontos de vacinação. [ouça o áudio acima]
O secretário de Saúde informou que a vacinação é feita por uma equipe treinada e que a demora não acontece no momento do cadastro. Segundo o secretário, por enquanto, não é necessário, mas se for, os acadêmicos serão convidados a ajudar.
Atualizado às 10h47: A prefeitura de Maringá informou que estuda realizar agendamentos da vacinação pela internet. Em breve a solução tecnológica será apresentada.