Acadêmicos da área da saúde podem ajudar na vacinação contra o coronavírus
Imagem Ilustrativa | Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Agência Estadual de Notícias

Mão de obra disponível

Acadêmicos da área da saúde podem ajudar na vacinação contra o coronavírus

Saúde por Luciana Peña em 26/03/2021 - 09:49

Existe uma força de trabalho disponível em instituições de ensino. Mas por enquanto a Secretaria de Saúde não vê necessidade. Nessa quinta-feira (25), houve demora no atendimento no drive-thru do Calil Haddad. A Secretaria de Saúde lembra que o drive-thru é preferencialmente para idosos com dificuldade de locomoção.

Nessa quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Maringá vacinou 2.379 idosos com a 1ª dose da vacina contra a covid-19. O município também aplicou a segunda dose do imunizante em quatro trabalhadores de saúde e 18 idosos.

Para os idosos, os locais de vacinação são as unidades de saúde Tuiuti, Mandacaru, Pinheiros, Iguaçu, Policlínica Zona Sul e o drive-thru do Teatro Calil Haddad.

Um ouvinte da CBN ligou para a redação para dizer que os idosos estavam ficando na fila de carros por mais de três horas, enquanto que na Policlínica da Zona Sul o atendimento estava rápido.

O secretário de Saúde Marcelo Puzzi disse que a orientação é para que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de casa e deixem o drive-thru do Calil Haddad para os idosos que têm dificuldade de locomoção. {ouça o áudio acima]

Nesta sexta-feira, a vacinação é para idosos com 72 anos ou mais. Nesta faixa etária o número de pessoas para vacinar é maior.

A prefeitura diz que à medida que for aumentando o público-alvo e mais doses forem chegando, serão abertos até 40 pontos de vacinação. [ouça o áudio acima]

No que depender de instituições de ensino como a Unicesumar, a Secretaria de Saúde poderá contar com um reforço na vacinação: os acadêmicos dos cursos na área da saúde. O diretora da área da saúde na Unicesumar, Solange Lopes, diz que a ajuda pode ser inclusive com equipamentos para os pontos de vacinação. [ouça o áudio acima]

O secretário de Saúde informou que a vacinação é feita por uma equipe treinada e que a demora não acontece no momento do cadastro. Segundo o secretário, por enquanto, não é necessário, mas se for, os acadêmicos serão convidados a ajudar.

Atualizado às 10h47: A prefeitura de Maringá informou que estuda realizar agendamentos da vacinação pela internet. Em breve a solução tecnológica será apresentada.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade