O Assunto é Política
Pesquisa mostra estabilidade na avaliação do trabalho do Congresso
O Assunto é Política
TEMPO. Faltam 190 dias para 7 de outubro. 6 meses e 2 dias. Faltam 7 dias para o fim do prazo de filiações e desincompatibilizações para pré-candidatos às eleições deste ano.
CORRIGINDO Ontem Curitiba fez 325 anos e não 324 como eu falei.
Hoje é sexta-feira santa. Uma data de enorme importância para os cristãos. Aproveito aqui para desejar a todos os ouvintes uma feliz Páscoa.
A data é muito propícia para o anúncio de uma nova fase da coleta seletiva em Maringá.
Espero de coração que a gente comece a virar a página de um atraso clássico da nossa cidade.
Maringá, com suas árvores, seus bosques, flores e beleza precisa avançar bastante em ações ambientais e a coleta seletiva é um passo obrigatório
Para dar certo, é necessária a participação de todos. Gostei da frase: “coleta seletiva: adote esta ideia, vamos juntos!”
A SEMANA PARA OS PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO E AO SENADO, NO PARANÁ.
O anúncio da renúncia do governador Beto Richa, para ser candidato ao Senado, foi o fato político da semana, no Paraná.
Definiu que a vice-governadora Cida Borghetti assumirá o governo, na próxima sexta-feira, dia 6 de abril. Ela é pré-candidata a governadora e fará campanha no cargo, para reeleição.
Também se definiu uma candidatura importante ao Senado, que terá duas vagas, nesta eleição. Outro nome praticamente certo ao Senado é Roberto Requião, do MDB, que deverá buscar o seu terceiro mandato como senador, aos 77 anos.
Convidados para a disputa: Deputado federal Alex Canziani, do PTB, junto com Beto Richa, do PSDB.
Deputado federal Rubens Bueno, do PPS, na chapa de Osmar Dias ao governo do Paraná.
A deputada federal Christiane Yared (PR), tem convite para ser candidata ao Senado na chapa majoritário de Ratinho Júnior a governador.
Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piola, na chapa do PV – o PV poderá ter uma chapa majoritária, mas também estuda uma coligação – a mais provável neste momento com Ratinho Junior, do PSD.
Cida Borghetti será a primeira mulher a assumir de forma definitiva o governo do Estado.
Sua estratégia de campanha tinha como um ponto importante ser governadora, o que se confirmou. Sem dúvida, ganha muita força e esta afirmação se reforça com as manifestações de apoio de partidos que recebeu esta semana – já comentamos aqui.
Osmar Dias, que já foi secretário de Agricultura no primeiro governo de Roberto Requião e Senador, está no PDT, partido que deverá confirmar Ciro Gomes candidato a presidente da República. Com as dificuldades de Lula para ser candidato, Ciro surge como o nome a ter o apoio do PT e PCdoB, talvez de outros partidos aliados.
Alvaro Dias, irmão de Osmar, quer vê-lo no Podemos, partido pela qual pretende ser candidato a presidente da República. Esta semana, Alvaro declarou, em entrevistas a emissoras de rádio, em Curitiba e Ponta Grossa, que só apoiará Osmar se ele estiver no Podemos.
Quem apoia Osmar entende a dificuldade do PDT e é a grande a torcida para a sua entrada no Podemos. Porém ele tem afirmado que permanecerá no PDT.
O deputado estadual Ratinho Junior, do PSD, é do mesmo grupo político do governador Beto Richa e da vice-governadora Cida Borghetti. A sua luta por espaço vem sendo travada com Cida, pela conquista de maior apoio dentro do grupo.
Ele reafirmou esta semana que a sua candidatura está mantida e que ele será candidato a governador. Esta semana a sua candidatura recebeu apoio do PR. Ele promete, para a semana que vem, anunciar deputados estaduais no PSD e outras novidades envolvendo filiados aos partidos PSDB, do DEM, do PSB, do PEN, do PPS e do PSL.
Sobre a próxima semana: será, sem dúvida, muito movimentada, com as definições de filiações.
Gerações: Um dado interessante, sobre o qual vale a pena um olhar, é a idade dos participantes do processo eleitoral. Nenhum preconceito, só para conhecimento – quem sabe para reflexão depois.
Requião, 77 - 5 de março de 1941 - MDB
Alvaro, 73 - 7 de dezembro de 1944 - Podemos
Rubens Bueno, 69 - 23 de maio de 1948 – PPS
Osmar Dias, 65 - 10 de maio de 1952 – PDT
Ciro Gomes, 60 - 6 de novembro de 1957 – PDT
Christiane Yared, 58 - 23 de fevereiro de 1960 - PR
Alex Canziani, 53 - 11 de junho de 1964 – PTB
Cida Borghetti, 53 - 18 de fevereiro de 1965 – PP
Beto Richa, 52 - 29 de julho de 1965 – PSDB
Ratinho Junior, 36 - 19 de abril de 1981 – PSD
FILIAÇÕES EM MARINGÁ.
Depois da entrada do vereador Do Carmo no PSL, partido que ele passará a presidir em Maringá, com a coordenação política da região, e da espera do vereador Homero Marchese pela liberação do PV, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a novidade: o vereador Sidnei Telles recebeu convite do PV para se filiar e ser candidato a deputado federal.
A filiação de Telles depende de um acordo com o PSD, semelhante ao que aconteceu com o PR e o vereador Do Carmo. A diferença é restam apenas 7 dias para desfiliação (que tem que ser feita pelo partido, com ata).
Outra pergunta é? Marchese conseguirá a liberação judicial para deixar o PV? Em caso positivo, para onde vai o vereador? Confirmados, tem convites do PTB e MDB. Outros partidos também fizeram contato (mas há sigilo em relação às conversas).
E mais uma pergunta: se a decisão do TRE não viera antes do dia 7 de abril? O vereador ingressaria em outro partido, deixando para defender o seu mandato na Câmara na Justiça Eleitoral?
O MDB filiou a professora e doutora da UEM, Lucimar Pontara Peres. Ela é da área de zootecnia.
Fato interessante, na quarta-feira, foi a reunião do presidente do MDB, Umberto Crispim, com o apóstolo Celso Santos, na Sede da Igreja Batista Renovada. Participaram desta reunião o pastor Sandro Martins, que se filiou recentemente, com o apóstolo Celso ao Partido Verde, como pré-candidato a deputado estadual.
O DESTINO DE LULA.
As atenções do país, ao lado das movimentações partidárias em fim de prazo para filiações e desincompatibilizações, estão voltadas para o ex-presidente Lula.
Condenado em segunda instância, pelo Tribunal Regional de Porto Alegre, ele declarou que não aceitava a sentença e iniciou uma caravana de visitas a cidades do Sul do país, gerando uma onda de manifestações e protestos.
Neste dia 4 de abril, quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal julga o habeas corpus apresentado pelo ex-presidente. O julgamento acontecerá após manifestações que estão marcadas para este sábado, dia 31 – em Maringá será a partir das 14 horas, na praça da Catedral, e para terça-feira, dia 3, em Maringá às 18 horas em frente à Justiça Eleitoral, na esquina das avenidas Duque de Caxias com XV de Novembro.
Um dado interessante: dos pré-candidatos a presidente, anunciados neste momento, sete são favoráveis à prisão por condenação em 2ª instância: Geraldo Alkmin (PSDB), Rodrigo Maia (DEM), Marina Silva (Rede), Flávio Rocha (PRB), João Amoêdo (Novo), Jair Bolsonaro (PSL) e Álvaro Dias (Podemos).
Os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT), Manuela D’ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL) são contra.
Coisas importantes da semana:
- Os tiros no ônibus da caravana de Lula. Equipe técnica da Polícia Civil esteve no local, no km 20 da PR-473, entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul e está investigando o caso.
- A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse que solicitou acompanhamento policial para caravana e que não foi atendida.
- Nota da Secretaria de Segurança do Paraná:
- Um inquérito policial foi aberto para apurar as circunstâncias do fato e duas equipes do COPE (Centro de Operações Policiais Especiais), unidade de elite da Polícia Civil do Paraná, estão na cidade de Laranjeiras do Sul para ajudar nas investigações.
- O Instituto de Criminalística do Paraná está finalizando o laudo de perícia no ônibus e o documento deve ficar pronto nos próximos dias.
- Não houve qualquer pedido formal de escolta da caravana do ex-presidente nem o próprio ex-presidente, embora ele tenha esta prerrogativa. Tanto é que o paradeiro dele é incerto e não sabido. Cabe ressaltar que houve alteração, por parte dos organizadores da caravana, do roteiro e do cronograma que foram informados previamente às forças de segurança do Estado do Paraná.
- Por fim, a Sesp reafirma que a Polícia Militar do Paraná reforçou o policiamento em todos os locais indicados pelos representantes da caravana, onde seriam realizadas as manifestações com a presença do ex-presidente Lula.
Ainda a registrar: Foi impressionante a manifestação contra Lula na Câmara Municipal de Guarapuava. O vídeo gravado mostra a Câmara lotada por manifestantes que gritaram palavras de ordem pedindo a prisão de Lula.
MUNICÍPIOS.
MARIALVA. Jovens de 15 a 27 anos que se vacinarem contra a dengue, em Marialva, concorrerão a uma bicicleta de 18 marchas.
PARANAVAÍ. O governo do Estado entregou mais duas patrulhas rurais para o consórcio da Apa Federal, formado por 12 municípios, e ao consórcio Caiuá Ambiental, composto por outros 13 municípios.
SAMU REGIONAL. O médico Maurício Lemes defendeu, em palestra que fez em Mandaguari, a integração entre o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e o Corpo de Bombeiros.
TERRA RICA. O prefeito de Terra Rica, Júlio César da Silva Leite, recebeu R$ 480 mil de emendas parlamentares do deputado Edmar Arruda.
INVESTIMENTOS. Os recursos são para aquisição de uma ambulância, máquina e equipamentos agrícolas, e pavimentação de ruas do distrito Adhemar de Barros.
Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
O Assunto é Política
Pesquisa mostra estabilidade na avaliação do trabalho do Congresso
O Assunto é Política
Gestão eficiente: Câmara de Vereadores retorna R$ 25 mi ao executivo
O Assunto é Política
Biografia de Ulisses traz também um olhar sobre a história política de Maringá
O Assunto é Política
Inteligência artificial na análise de documentos no setor público
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional