DIA DO PROFESSOR
O Dia do Professor sempre foi uma das datas mais importantes do ano para mim.
Na prática, não é possível construir uma sociedade melhor sem educação e os professores são essenciais para o ensino.
Aliás, todos os dias temos que lembrar e valorizar os professores.
Gilson, parabéns! Tive a felicidade de ter professores inesquecíveis, espetaculares. Os melhores que eu poderia ter.
E A NOSSA EDUCAÇÃO, COMO VAI?
Neste dia, mais do que em qualquer outro, precisamos debater a educação. Nesta campanha eleitoral ela tem sido bem pouco citada. Um dos candidatos, Fernando Haddad, foi ministro da Educação, mas não vou analisar aqui o que acho do seu trabalho. Ele foi ministro de 29 de julho de 2005 a 24 de janeiro de 2012 – o quanto avançamos na educação nos últimos anos?
Maringá teve investimentos impressionantes na educação a partir de 2007, com o prefeito Silvio Barros. Estes investimentos tiveram sequência na administração do prefeito Roberto Pupin.
Até 2004, a rede pública de ensino de Maringá, composta por CMEIS e Escolas, possuía uma área construída de 88.893,94 metros quadrados.
De 2005 a 2012 a rede foi ampliada em 149.382 metros quadrados.
De 2013 a 2016, foram construídos e ampliados mais 65.453 metros quadrados. 214.835 metros quadrados.
O crescimento da área construída das escolas foi de mais de 240% em 12 anos. Foram mais 13 escolas e 26 CMEIs neste período.
Para zerar as vagas, 15% do orçamento da educação era investido em obras, em construções e ampliações das unidades escolares.
Em 2017 o valor aplicado em obras foi de 4,66%.
Hoje, em Maringá, a discussão na área da educação é sobre colocar câmeras nas salas de aulas ou não. A outra é comprar vagas na rede privada de creches.
Será que estamos no caminho certo?
BOA NOTÍCIA: COLÉGIO MILITAR EM MARINGÁ
A governadora Cida Borghetti assinou decreto criando os colégios militares de Maringá, Cornélio Procópio e Cascavel.
O Colégio Estadual João XXIII, na avenida Monteiro Lobato, deverá ser transformado no Colégio Militar de Maringá. A diretora é a professora Marceli Delgado.
CAMPANHA ELEITORAL NO SEGUNDO TURNO PARA PRESIDÊNCIA: ACUSAÇÕES E VIOLÊNCIA
A campanha eleitoral para presidente da República, infelizmente, tem como pauta acusações entre os candidatos. Acusações em alguns casos que incluem ameaças, veladas ou não.
A temperatura em alta na campanha contamina os eleitores. Os ânimos estão exaltados e os casos de violência tem se multiplicado.
Para quem pensa que isto não está acontecendo em Maringá, vai um aviso: Está acontecendo.
Vale o apelo: É necessário respeitar as pessoas. Não é possível pré-julgar e agredir alguém pela aparência, pela cor da roupa e nem pela sua provável preferência política.
Acredito que todos precisamos nos mobilizar para evitar violência verbal e física, que não leva a nada, a não ser a desgosto, constrangimento e tristeza.
RESUMO DE VOTAÇÃO DAS URNAS
Quer ver os votos da sua urna? Ou votos de qualquer outra urna?
Acesse o site e depois os dados da sua Zona Eleitoral e seção, ou da seção que você quer ver.