48 presos da Casa de Custódia de Maringá foram acolhidos para participar do projeto Unidade de Progressão. Eles serão colocados em uma galeria em que terão ocupação das 7h30 às 21h. A iniciativa começa nesta semana. O objetivo é criar uma rotina para o preso, para que ele esteja pronto para a vida após sair da cadeia. Os detentos escolhidos para o projeto têm bom comportamento e estão no fim da pena.
O projeto começou em Curitiba há 2 anos. Atualmente, está em cerca de 10 cidades. 2 mil presos em todo o Paraná participam.Nesta terça feira (11), uma solenidade foi realizada na Colônia Penal de Maringá para marcar o início do projeto.O vice diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Thorsthein Ferraz, participou. Ele disse que os presos do projeto vão estudar, trabalhar e participar de outras atividades.
A iniciativa ainda não tem todo o cronograma definido de atividades. Mas a informação é de que em até dois meses a agenda diária seja concluida. Segundo dados do Depen, em Curitiba, dos presos que saem após o projeto, 90% não têm reincidência no crime.
Uma unidade de Progressão também será criada em Paranavaí.
Atualmente a Casa de Custódia tem 1038 presos. A capacidade é para 1030. O projeto Unidade de Progressão espera realizar parcerias com a inciativa privada.