28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBT
Foto: Pixabay

Diversidade

28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBT

Série de Entrevistas por Brenda Caramaschi em 27/06/2024 - 14:31

A escolha da data deve-se ao fato de ter ocorrido, nesse dia, no ano de 1969, a rebelião de Stonewall Inn, quando os frequentadores do bar homoafetivo decidiram enfrentar a violência policial O único lugar seguro para o público LGBTQIA+ até então, tornou-se o epicentro da marcha do orgulho no ano seguinte quando 10 mil pessoas se reuniram para celebrar o aniversário da rebelião. A busca de então é a mesma de hoje: respeito, direitos e equidade.

Em 2023, o Brasil registrou 257 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+, um número alarmante que nos mantém no topo da triste lista de países mais homotransfóbicos do mundo, segundo dados do Grupo Gay Bahia (GGB). Estima-se que as pessoas trans representem cerca de um milhão no Brasil, e o risco de uma pessoa transexual ser assassinada é 19% maior do que o risco enfrentado por gays, lésbicas e bissexuais. A defensora pública Flavia Albaine fala sobre os direitos adquiridos por essa parcela da sociedade ao longo dos últimos anos e o longo caminho que ainda precisa ser percorrido até que todos realmente tenham direitos iguais no País.

[ouça a entrevista]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade