Não existe lotação de UTIs neste momento em função da pandemia. O cenário é facilmente percebido com a análise dos dados da macrorregião noroeste desta terça-feira, 11 de janeiro, coletados às 8h50.
Quatro hospitais têm leitos exclusivos para Covid-19 na macrorregião.
A Santa Casa de Misericórdia de Goioerê, com 10 leitos e apenas um ocupado.
O Hospital e Maternidade Santa Clara de Colorado, com 10 leitos, dois deles ocupados.
O Hospital Municipal de Maringá, com dez leitos e apenas um ocupado.
E o Hospital Universitário de Maringá, com 20 leitos, seis deles ocupados.
Ao todo são 50 leitos de UTI: 10 ocupados e 40 livres. Taxa de ocupação de 20%.
A estratégia de manejo adotada pela Secretaria de Estado da Saúde mudou. Por isso, em toda a macrorregião apenas o HUM tem leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19. São 30 leitos, 13 deles estão ocupados.
As outras enfermeiras atendem casos clínicos gerais e quando precisam atender um paciente Covid realizam um bloqueio tornando o leito exclusivo.
Quem explica este novo cenário da pandemia, que pode mudar a qualquer momento a depender da evolução dos novos casos, é o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim. [ouça o áudio acima]
As UTIs de hospitais privados e públicos podem até atingir altas taxas de ocupação, mas neste momento, não em função dos casos de coronavírus. A atual pressão que existe sobre o sistema de saúde é, em grande parte, porque profissionais de saúde estão adoecendo por causa das síndromes gripais. [ouça o áudio acima]
No auge da pandemia, nos meses de março e abril de 2021, a macrorregião noroeste chegou a ter 260 leitos de UTI exclusivos para Covid-19.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550