14 acidentes foram registrados este ano em Maringá
Agência Brasil

Escorpião

14 acidentes foram registrados este ano em Maringá

Saúde por Luciana Peña em 13/03/2019 - 09:08

O caso mais recente é de uma criança de seis anos que está na UTI do HU. Secretaria de Saúde alerta para os cuidados diários. Há bairros com maior incidência de escorpiões. Mas eles podem aparecer em qualquer lugar.

É uma praga urbana: os escorpiões. E o amarelo é o mais comum e perigoso. A Mônica Martins morava no Jardim Alvorada, se mudou para o Monte Rei e agora está no Jardim Aeroporto. Mudou de casa por medo de escorpião. E até arrumou uma galinha para proteger a família. Mas as autoridades de Saúde explicam que a galinha se recolhe à noite, justamente quando o escorpião sai para se alimentar, por isso essa crença é equivocada.

Na segunda-feira um menino de seis anos foi picado por escorpião amarelo em Maringá. Ele está na UTI do Hospital Universitário. Desde o início do ano foram registrados 14 acidentes com escorpiões na cidade diz a gerente de zoonoses da Secretaria de Saúde, Janete Fonzar.

A Saúde faz um alerta. Como a incidência de escorpiões está aumentando é preciso tomar cuidados diários, como se faz com a dengue. É a chamada busca ativa. Limpar quintais, remover entulhos e olhar nos locais que servem de esconderijo.

De acordo com o Hospital Universitário, o estado de saúde da criança continua grave. O menino respira com ajuda de aparelhos e está sedado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade