11 mil toneladas de lodo de esgoto foram distribuídas no noroeste em 2024
Foto: Giovanna Fonseca/ Sanepar

Sustentabilidade

11 mil toneladas de lodo de esgoto foram distribuídas no noroeste em 2024

Meio Ambiente por Luciana Peña em 18/03/2025 - 13:31

O lodo é distribuído de graça pela Sanepar no programa “Uso Agrícola do Lodo de Esgoto”. 45 agricultores foram beneficiados em 2024 na região noroeste do Paraná. O lodo é rico em nutrientes e um ótimo adubo para algumas culturas.


Foi de olho na propriedade do vizinho que o agricultor Edson Schiavoni, de Nova Esperança, conheceu o programa Uso Agrícola do Lodo de Esgoto, da Sanepar.

Com o lodo, que recebe de graça, Edson deixa de gastar com adubo e economiza um bom dinheiro por ano. [ouça áudio]

O lodo de esgoto não é o esgoto. É um bissólido formado pela ação de micro-organismos. E o produto residual é rico em matéria-orgânica, como cálcio.

Ele pode ser usado em culturas frutíferas e de cobertura, como aveia, café, cana-de açúcar, capineira, folhagem, milho, soja e trigo.

Mas é proibido em pastagens, áreas de integração lavoura-pecuária-floresta, hortas, tubérculos, raízes, culturas inundadas e cuja parte comestível entre em contato com o solo.
O responsável técnico pelo Programa do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto da Sanepar na região, o agrônomo Marco Aurélio Knopik, explica que o programa já existe há quase duas décadas. [ouça o áudio]

A Sanepar distribuiu mais de 32 mil toneladas de lodo de esgoto em 2024. Deste total, 11 mil toneladas foram distribuídas na região noroeste beneficiando 45 agricultores.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade