Você sabe o que é glaucoma e como prevenir?
Luciana Peña/CBN Maringá

Saúde

Você sabe o que é glaucoma e como prevenir?

Saúde por Luciana Peña em 31/03/2019 - 14:45

A Associação Paranaense de Oftalmologia realizou exames de graça no sábado (30) para orientar a população. Em Maringá, a ação atraiu centenas de pessoas que ficaram horas na fila para saber se têm a doença.

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e é responsável por 10% dos casos de cegueira no mundo. Diabetes, miopia, lesões oculares e hereditariedade podem ser causa de glaucoma. O Ministério da Saúde estima que até 3% da população brasileira acima dos 40 anos tenha glaucoma. Não existe cura, mas é possível prevenir. O exame para detectar o início do problema, é muito importante. No sábado, a Associação Paranaense de Oftalmologia realizou exames de prevenção em várias cidades do estado. Em Maringá, centenas de pessoas ficaram horas numa fila para fazer o exame, que era de graça, num shopping da cidade. Eliete Furlan foi com a mãe e já tinha gente esperando.

"Minha mãe disse que tinha gente desde às 6h".  

 Maria Aparecida Albuquerque tem uma amiga que ficou cega por causa do glaucoma e por isso ela quer prevenir.

"Minha amiga ficou cega de repente, era glaucoma"

15 médicos atenderam os pacientes em Maringá. A ideia era atender até as 16h, mas com tanta gente na fila, os médicos não tinham horário para encerrar o atendimento. E logo nos primeiros pacientes, muitos casos de suspeita de glaucoma, disse a oftalmologista Edna Almodin.

"Já detectamos 30 casos suspeitos da doença" 

 A Liga da oftalmologia também participou.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade