Vítimas de operadora em Bolsa de Valores querem informações sobre investigação
Foto: Polícia Federal/Guaíra/divulgação

Operação Traders

Vítimas de operadora em Bolsa de Valores querem informações sobre investigação

Segurança por Luciana Peña em 05/09/2022 - 09:35

158 pessoas entraram na Justiça contra a Sentinel Bank, de Umuarama. A empresa é investigada pela Polícia Federal na Operação Traders. As vítimas são do Paraná e de outros estados. Muitas contraíram empréstimos para investir em ações da B3 por meio da Sentinel, que prometia lucros de até 6,4% ao mês.

 

O professor que prefere não se identificar é uma das pessoas que entraram na Justiça contra a Sentinel Bank de Umuarama. 

Ele mora na Grande São Paulo e aportou na empresa mais de 90 mil reais. Dinheiro de empréstimo, FGTS e economias. 

O objetivo dele era fazer o dinheiro render não para ficar rico, mas para comprar a casa própria. 

A Sentinel Bank, operadora traders na Bolsa de Valores, ou seja, especializada em comprar ações na baixa e vender na alta, prometia rendimentos de até 6.4% ao mês.

No começo o professor investiu pequenas quantias, mas depois, animado com a experiência de conhecidos e a mensagem de união que a empresa transmitia, decidiu ir mais além. Fez um empréstimo a juros de 1,5% ao mês para aportar na Sentinal e ainda sobravam pelo menos 4% de lucro. 

Parecia um bom negócio. Mas em dezembro de 2021, quando alguns clientes da Sentinel começaram a denunciar o atraso de pagamentos, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um alerta ao mercado de capitais: a Sentinel não tinha autorização da CVM para intermediar valores mobiliários.

Mas o estrago na vida do professor já estava feito. [ouça o áudio acima]

O advogado Douglas Eduardo Santana da Silva, que representa sete vítimas, diz que ao todo foram ajuizadas 158 ações contra a Sentinel. 

O advogado está pedindo via judicial informação sobre a investigação da Polícia Federal. O que as vítimas querem saber é se há valores bloqueados para ressarcir os investidores que foram lesados, a grande maioria precisa reaver o dinheiro por uma questão até de sobrevivência. [ouça o áudio acima]

A CBN entrou em contato com a Sentinel, que informou o número de telefone da advogada da empresa. A reportagem ligou e enviou mensagem de texto para a advogada e aguarda um retorno.

A Polícia Federal informou que a investigação é sigilosa. A Operação Traders cumpriu mandados de busca e apreensão no final de julho deste ano. A suspeita é que a Sentinel tenha captado 200 milhões de reais de investidores.  

Na época da operação a Sentinel divulgou uma nota oficial informando que estava colaborando com as investigações.

(atualizado às 10h05) - a advogada da empresa informou que irá entrar em contato com a sócia-proprietária da Sentinel e depois disso daria um retorno.  

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade