Vereador propõe isenção do Estar para doadores de sangue
Vereador Odair Fogueteiro. (Foto: Arquivo/CMM)

‘Salvando vidas’

Vereador propõe isenção do Estar para doadores de sangue

Política por Luciana Peña em 22/02/2020 - 10:20

O projeto ‘Salvando vidas”  será apresentado em regime de urgência na próxima sessão. Autor defende que a isenção por quatro meses após uma doação de sangue vai garantir estoques mais altos para os hemocentros de Maringá, incluindo o hemocentro do HU. 

O hemocentro do Hospital Universitário de Maringá é o único público da cidade. Mas existem hemocentros da rede privada de saúde. 

O HU faz sempre campanhas de coleta para manter os estoques em níveis ideais. O hemocentro do HU atende não só Maringá, mas também toda a região. 

Os especialistas dizem que a doação de sangue deve ser uma atitude voluntária, sem compensação financeira. 

Mas em períodos de férias os estoques de sangue podem baixar a níveis críticos. É que os doadores viajam. Além disso, há mais acidentes, e nos casos graves, aumenta o volume de transfusões.  

Um projeto de lei que será apresentado na sessão da Câmara na próxima quinta-feira, após o carnaval, trata deste assunto. 

O projeto é do vereador Odair Fogueteiro. Ele propõe isenção do pagamento do estacionamento do Estar para quem doar sangue. A isenção será válida por quatro meses, podendo ser renovada a cada nova doação de sangue.

O doador deve apresentar o comprovante na Secretaria de Mobilidade Urbana e requisitar a isenção.

 

O vereador disse que tem o apoio do Executivo. O projeto ainda não foi analisado pelas comissões da Casa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade