Verão deve ser marcado por mais ondas de calor e pancadas de chuva
Imagem ilustrativa/Foto: José Fernando Ogura/AEN

Previsão

Verão deve ser marcado por mais ondas de calor e pancadas de chuva

Cidade por Letícia Tristão em 21/12/2023 - 21:20

Depois de uma primavera marcada por eventos climáticos severos, o Paraná deve ter um verão bastante influenciado pelo fenômeno El Niño, diz Simepar.

Difícil explicar o que foi essa estação de transição no Paraná. De setembro a dezembro, os paranaenses enfrentaram extremos das condições climáticas.

Ondas de calor que quebraram recordes de temperaturas máximas em todo o estado, chuvas volumosas que causaram enchentes, temporais e ventanias que deixaram estragos severos em várias regiões, e houve até dias de frio.

Em Maringá, segundo o Simepar, a temperatura mais elevada do ano foi durante uma onda de calor, 38,4°C em 12 de novembro.

Já em relação a chuva, em setembro choveu 69,6 mm em Maringá, em outubro, 167,2 mm e novembro, 178,0 mm.

Segundo o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib, o mês de outubro foi o mais atípico da estação. [ouça o áudio acima]

Já para o verão, a previsão é que o estado registre a passagem de mais ondas de calor, que podem ser ainda mais severas, porque a característica da estação é a temperatura mais elevada.

Apesar disso, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas à tarde, típicas mesmo de verão, explica o meteorologista. [ouça o áudio acima]

O verão começa oficialmente às 0h27 do dia 22 de dezembro de 2023 e termina à 0h06 do dia 20 de março de 2024.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade