Verão começa nessa terça-feira (21) com previsão de pouca chuva e tempo quente
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Clima

Verão começa nessa terça-feira (21) com previsão de pouca chuva e tempo quente

Meio Ambiente por Letícia Tristão em 20/12/2021 - 15:30

Sob efeito do fenômeno La Niña durante o início da estação, principalmente, as temperaturas devem se elevar mais em todo o Paraná e a previsão é de menos chuva em todo o estado.

A estação característica por ter dias mais longos, temperaturas mais altas e mais umidade começa oficialmente nessa terça-feira (21) no hemisfério sul. Mais precisamente às 12h59 no horário de Brasília. É o solstício de verão.

Normalmente, o verão é a estação mais chuvosa do estado, mas o efeito do fenômeno La Niña, que é o resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, deve reduzir a quantidade de chuva e aumentar as temperaturas. Isso significa que o verão deve ser ainda mais seco e quente na região Sul do Brasil.

É o que explica o metereologista do Simepar, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, Lizandro Jacóbsen. [ouça o áudio acima]

A média esperada de chuva esperada para dezembro em Maringá é de 163 milímetros.

O fenômeno La Ninã deve ir perdendo força mais para o final do verão, que termina oficialmente no dia 20 de março de 2022 às 12h33.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade