Universidade de Maringá oferece programa gratuito para tratamento de obesidade de pais e filhos
Ilustrativa | Foto: Arquivo/Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro

Saúde

Universidade de Maringá oferece programa gratuito para tratamento de obesidade de pais e filhos

Saúde por Victor Ramalho em 23/03/2022 - 15:26

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da Unicesumar. Todas as vagas já foram preenchidas e os atendimentos começam nesta quinta-feira (24).

Segundo dados do Mapa da Obesidade, da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55,4% dos brasileiros tem excesso de peso. Entre os adolescentes, 7% dos brasileiros entre 12 e 17 anos têm obesidade, conforme a Organização Panamericana da Saúde.

O tratamento deste problema requer reeducação alimentar, exercícios físicos e é um processo longo, que pode se tornar ainda mais difícil quando o exemplo não vem de dentro de casa.

Foi pensando nisso que o Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da Unicesumar abriu, em 2022, sua terceira turma do Programa para o Tratamento da Obesidade Pais e Filhos. O projeto iniciou-se em 2019 e tem o objetivo de oferecer uma série de atividades que envolvam pais e filhos, juntos, na busca por uma saúde melhor.

Neste ano, foram 100 vagas disponibilizadas, todas já preenchidas. Cuidar do excesso de peso requer uma série de ações que envolvem, não só a alimentação, mas também a prática de exercícios e o cuidado com a mente, como explica o coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da Unicesumar, Bráulio Branco. [ouça no áudio acima]

No projeto, pais e filhos terão aulas práticas e teóricas sobre reeducação alimentar, práticas de exercícios físicos e também consultas com psicólogos e fonoaudiólogos. Nos anos anteriores, os resultados foram positivos. [ouça no áudio acima]

Os candidatos escolhidos para o programa passaram por uma série de avaliações clínicas. Os atendimentos começam já nesta quinta-feira (24).

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade