Universidade da Terceira Idade está melhorando a vida de muitos idosos em Maringá
Unati - Foto: Google/Reprodução/Felipe Bonomi

Unati

Universidade da Terceira Idade está melhorando a vida de muitos idosos em Maringá

Educação por Luciana Peña em 16/10/2019 - 10:41

A Unati oferece 37 cursos e tem alunos de 60 a 90 anos. Maringá tem mais de 60 mil idosos.

A população está envelhecendo. O Rio Grande do Sul, este mês, inverteu a pirâmide etária e agora tem mais idosos do que crianças e adolescentes até 14 anos. Maringá tem uma população de 60 mil idosos. É uma parcela da sociedade que precisa de atenção especial. Estudar na terceira idade é uma forma de manter idosos ativos e combater males como a depressão. Oferecer estudo é o que faz a Unati, a Universidade da Terceira Idade. Odete Amorim trabalhou a vida inteira em funções de nível médio. Aos 60 anos se formou professora e foi dar aulas. Aos 70 se aposentou compulsoriamente, mas não quis parar. Entrou na Unati e hoje aos 78 anos continua em sala de aula, agora como aluna.

A Unati já teve 57 cursos. Perdeu 20 ao longo de dez anos. Alunos e professores interessados no projeto não faltam, mas o Estado precisa olhar com mais atenção para a Unati diz o coordenador Paulo Lopes.

O Poder Pùblico e a sociedade só têm a ganhar com este investimento. Porque o idoso que aprende se torna economicamente mais ativo.

O telefone da Unati é o  3011-8995.

Segundo o coordenador da Unati o problema é a redução de professores temporários,  que  se ofereceram para dar aulas na UEM. A boa notícia é que a universidade abriu teste seletivo para contratar 118  professores temporários.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade