Uma sexta-feira diferente
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Uma sexta-feira diferente

Por Diniz Neto em 19/04/2019 - 10:20
Player Ouça o boletim

Hoje é 19 de abril. Gilson, quando você lembra, na escola, para quem este dia 19 de abril era dedicado?

 Aprendi a respeitar os índios, a gostar da sua cultura, a perceber o quanto eles perderam e sofreram com a chegada dos descobridores.

 SOS ÍNDIOS DO BRASIL

É incrível perceber a devastação de um povo e de uma cultura sustentável, em todo o continente americano. Martírio que continua.

Nosso país precisa rever as políticas públicas para os índios e os estados e municípios deveriam, também, se unir para criar seus próprios programas.

 Fica muito fácil atribuir a culpa dos problemas à incompetência da Fundação Nacional do Índio, a Funai. De fato, a ideia da fundação afundou. Algo novo deveria ser pensando e construído em defesa do índio e da sua cultura.

 19 de abril também é o Dia Mundial da Bicicleta. Muitos creditam a criação do veículo de dias rodas a Leonardo da Vinci, mas isto e bastante contestado.

Na China a invenção é atribuída a Lu Ban, que nasceu há mais de 2.500 anos. Portanto, ele deve ser o criador da ideia. Mas no mundo ocidental o alemão Barão Karl von Drais é considerado o inventor da bicicleta, pois, em 1817 ele implementou um brinquedo que se chamava celerífero, colocando um guidão, que permitia ao brinquedo fazer curvas.

 Bicicleta é o meio de locomoção mais utilizado no mundo, com a vantagem de ser sustentável.

 MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM DEBATE

No dia 25 de abril, próxima quinta-feira, pontualmente às 19 horas – portanto é bom chegar antes, por volta das 18h30, será realizado um evento, no auditório Dona Etelvina, no bloco 7 do Unicesumar, “Mobilidade sustentável em debate”.

 

O evento foi idealizado pelo advogado César Moreno, que é ciclista e simpatizante do cicloativismo, com participação da OAB, da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, do Unicesumar, da ONG Circular Cultural e do escritório Advocacia Moreno.

 A mobilidade sustentável será debatida com a participação de professores do Unicesumar e especialistas convidados, dentre eles o secretário de Mobilidade Urbana, o arquiteto Gilberto Purpur; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, o deputado Jorge Band, conhecido como Goura Nataraj, e especialistas que apresentarão novidades na área – inclusive o projeto inovador do Bicicletário do Unicesumar.

 Será exibido o documentário “Vou de Bike”, produzido pela Circular Cultural, com a presença do seu diretor, Felipe Halison, que participará do debate final do evento.

 Gilson, acho que você conhece o moderador do debate...

Todos que gostam de discutir o tema da mobilidade e das cidades sustentáveis estão convidados. Entrada franca, 18h30, quinta-feira, 25 de abril, Auditório do Bloco 7 do Unicesumar – Dona Etelvina – “Mobilidade sustentável em debate”.

 SEXTA-FEIRA SANTA

E hoje, neste ano de 2019, a sexta-feira 19 de abril também é a sexta-feira santa.

Os cristãos dedicam este dia a refletir sobre a morte de Jesus Cristo na cruz. Uma sexta-feira de morte que nos leva ao domingo de Páscoa, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.

 Estas datas sagradas são fundamentos do cristianismo, a maior religião do planeta, reunindo cerca de 2 bilhões e 200 milhões dos 7 bilhões e 600 milhões de humanos no planeta Terra. Portanto é possível dizer que 29% dos habitantes do planeta são cristãos.

As demais religiões se dividem assim: islamismo, 22%; hinduísmo, 15%; budismo, 8,5%; pessoas sem religião, 12% e outras, 13,5%.

 Na semana em que falamos muito sobre água –  e tem uma novidade, o deputado Arilson Chiorato (PT) está propondo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços e aumentos em tarifas como água e esgoto, pedágios, entre outros, que são controlados pela Agência Reguladora  de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (AGEPAR) – vale lembrar que Jesus Cristo se proclamou a água da vida, da vida eterna, declaração que se torna ainda mais instigante a partir da sua ressurreição, momento em que ele vence a morte.

 Nos evangelhos vamos encontrar esta afirmação do próprio Jesus Cristo: “Porque Deus amou a mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna”.

 Gilson e ouvintes da Rádio CBN Maringá, com esta esperança, desejo a todos uma sexta-feira e uma Páscoa de muita paz.

Notícias da mesma editoria