Um ano após acidente, segurança em linha férrea ainda é desafio
Foto: Portal GMC Online

Jandaia do Sul

Um ano após acidente, segurança em linha férrea ainda é desafio

Paraná por Luciana Peña em 08/03/2024 - 15:45

O acidente entre um ônibus da Apae e um trem em Jandaia do Sul completa um ano nesse sábado (9). Cinco pessoas morreram no acidente, quatro alunos da Apae e uma funcionária. O motorista do ônibus foi indiciado por homicídio culposo na direção. O inquérito apurou que ele avançou a preferencial. Mas o acidente levantou a questão da segurança nos cruzamentos urbanos com a linha férrea. Em Jandaia do Sul existem cinco cruzamentos. O diretor de Projetos e Obras da Prefeitura de Jandaia do Sul, Luciano de Andrade, explica que há oito meses uma força-tarefa de técnicos do Município e da Rumo Logística, concessionária da ferrovia, estuda melhorias para aumentar a segurança nestes pontos.

 

Segundo o Ministério Público,  a 2ª Promotoria de Justiça de Jandaia do Sul ofereceu denúncia contra o motorista do ônibus pela prática dos crimes de homicídio culposo na direção de veículo automotor, por 5 vezes, e por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor , por 13 vezes, previstos no Código de Trânsito Brasileiro. Ainda de acordo com o MP, o processo foi concluído e aguarda "análise da resposta à acusação".

Em nota, a concessionária de ferrovias Rumo informou que:

“Em relação ao acidente registrado em Jandaia do Sul em 2023, a conclusão do inquérito da Polícia Civil do Paraná apontou para direção culposa do motorista do ônibus escolar que avançou a preferencial da linha férrea, desrespeitando as leis de trânsito e não adotando um comportamento seguro ao realizar a travessia. As imagens registradas na época mostram que o local estava devidamente sinalizado e todos os procedimentos de segurança foram adotados pelo maquinista (buzina e freios de emergência). No que diz respeito a segurança nos cruzamentos com a linha férrea, a concessionária tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios. No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem. A Rumo reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível, e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias.

Sobre os serviços de roçada e manutenção nas proximidades da linha férrea, a empresa mantém diálogos e solicita apoio da administração municipal para executar os serviços de forma periódica, no entanto, o crescimento acelerado da vegetação devido às chuvas recentes tem sido desafiador em toda região Norte do Paraná. Em resposta à alta demanda, a empresa está em processo de contratação de uma nova frente de serviço para agilizar os atendimentos.

A empresa reforça também o papel da sociedade para evitar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Em caso de descarte inadequado de entulhos ou lixo doméstico na faixa de domínio, os moradores podem denunciar a ação pelo telefone 0800 701 22 55. A concessionária destaca a importância de utilizar os pontos de coleta adequados disponibilizados pela administração municipal para descarte responsável.”

Em relação aos ônibus de transporte escolar do município de Jandaia do Sul, a Secretaria Municipal de Educação informou que as vistorias estão sendo realizadas semestralmente conforme o Detran determina. Logo após o acidente, constatou-se que o ônibus envolvido na batida estava com a licença para circular vencida. Ainda segundo a Secretaria de Educação, a Prefeitura comprou um ônibus novo no ano passado e abriu um pregão eletrônico para a aquisição de mais. 

Com colaboração de Letícia Tristão

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade