UEM tem 11 pesquisadores entre os mais citados do mundo
Foto: Reprodução/UEM

Reconhecimento internacional

UEM tem 11 pesquisadores entre os mais citados do mundo

Educação por Brenda Caramaschi em 29/09/2025 - 11:50

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se destacou em um no ranking de pesquisadores mais citados do mundo. O levantamento que reconhece cientistas com impacto global em suas áreas foi elaborado e divulgado pela Universidade de Stanford (EUA).

A lista identifica aproximadamente 2% dos cientistas mais influentes do mundo com base em citações na base de dados Scopus e influência na produção científica no último ano.

Os pesquisadores da UEM listados no ranking são Sidinei Magela Thomaz, da Biologia Marinha e de Água Doce; Marcos Luciano Bruschi, da Farmácia; Maurício Guimarães Araújo, de Odontologia; Valter Afonso Vieira, de Administração; Ângelo Antônio Agostinho, da Pesca; Jesuí Vergílio Visentainer, da Ciência dos Alimentos; Rosângela Bergamasco, da Engenharia Química; Danielle Katharine Petsch, da Biologia Marinha e de Água Doce; André Cazetta, da Engenharia Química; Haroldo Valentin Ribeiro, da Física; e Celso Vataru Nakamura, da Farmácia.

No topo da lista da UEM, o professor Sidinei Magela Thomaz credita o bom desempenho dos cientistas da UEM no ranking a vários fatores.

Danielle Katharine Petsch, recém-contratada pela Universidade Estadual de Maringá, traçou toda a trajetória acadêmica na UEM, incluindo graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais e pós-doutorado.

Em fevereiro de 2025 ela tomou posse como professora efetiva na Universidade. Danielle diz que se sente honrada em integrar a lista de pesquisadores mais influentes do mundo, mas também frisa que estar no top 2% mundial é resultado de trabalho em equipe.

Ao todo, 25 pesquisadores de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná estão na lista que considera as citações de 2024. A UEM é a universidade que teve mais pesquisadores citados no ranking. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem nove cientistas; a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem três; e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), dois.

O ranking também divulga os cientistas mais influentes, considerando as citações ao longo da carreira. Nessa classificação, figuram oito pesquisadores da UEM: Araújo; Agostinho; Bruschi; Thomaz; Visentainer; Nakamura e, além deles, Marcelo Moreira Cavalcanti, da Matemática; e Benedito Prado Dias Filho, da Microbiologia.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade