UEM é multada por maus-tratos a beagles usados em pesquisas
Foto: Reprodução/Facebook

R$ 10 mil

UEM é multada por maus-tratos a beagles usados em pesquisas

Educação por Luciana Peña em 04/09/2019 - 10:39

A decisão foi publicada esta semana no Diário Oficial da União. A reportagem conversou com protetores de animais que resgataram os cães de laboratórios da universidade.

A decisão é do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, o Concea. O Conselho determinou multa de dez mil reais à Universidade Estadual de Maringá e cinco mil reais a um pesquisador por possível maus-tratos a animais. O Concea considerou a infração de natureza grave. O caso ganhou repercussão em 2010, quando uma professora de Londrina denunciou a utilização de cães da raça beagle em pesquisas odontológicas na UEM. Havia também uma vira-lata. O Ministério Público atuou no caso e os animais foram resgatados por protetores. Ana Lívia Lavor é dona de um recanto de animais que recebeu alguns beagles e a vira-lata. Ela lembra que os animais eram muito tristes.

A CBN entrou em contato com a UEM para comentar o assunto. A assessoria de imprensa informou que a universidade não foi notificada da decisão do Concea e portanto não irá se pronunciar.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade