

"Rotas da Seda"
Studium Musicae leva sons do mundo antigo a Maringá
Cultura por Brenda Caramaschi em 16/07/2025 - 10:06Na história da Música Antiga no Brasil – música composta em um período anterior a 1750, o Studium Musicae tem papel de importância: foi o primeiro grupo no país a gravar um disco somente com obras do período Medieval. Em 2022, após uma interrupção de 28 anos, o grupo retornou às atividades e realizando concertos em Curitiba e neste domingo (20), às 19 horas, o Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica traz o concerto “Rotas da Seda: a música do mundo” ao Teatro Calil Haddad.
A turnê é possível graças ao Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e ao incentivo da Copel. A apresentação em Maringá conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita.
A proposta do concerto “Rotas da Seda” vai para além da música. Mostra a relevância da fé, do comércio, do intercâmbio entre povos, não só considerando condições geográficas. Se no passado, antes da sua retomada em 2022, o grupo se dedicava à música histórica europeia, agora incluiu nas suas apresentações músicaoriental- chinesa e japonesa, inclusive-, valorizando a compreensão do quanto já era sonora a terra em tempos antigos. A descoberta de ritmos e instrumentos antigos, considerando as línguas e a cultura de cada região, encanta o público de todas as idades, como conta Flavio Stein, diretor do grupo.
Notícias da mesma editoria


Música e sabores
Agosto tem jazz, blues e café especial nas xícaras de Maringá

Começa nesse sábado (2)
Confira a programação completa do 34º Festival Nipo Brasileiro

Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade