Decisão
TSE cassa mandato do deputado estadual Delegado Francischini
Política por Redação CBN Maringá em 28/10/2021 - 15:47O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (28), cassar o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL). O deputado é acusado de disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas durante as eleições de 2018.
A corte também votou pela inelegibilidade de Francischini por oito anos contados a partir de 2018 – ou seja, até 2026. Votaram a favor da cassação do deputado paranaense os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Mauro Campbell e Sérgio Banhos. Eles acompanharam o entendimento do relator, ministro Luis Felipe Salomão, que apresentou voto favorável à cassação e inelegibilidade por oito anos do parlamentar. Carlos Horbach, por sua vez, votou contra a cassação do Delegado Francischini.
Em nota à imprensa, o deputado cassado afirmou que lamenta demais a decisão que, segundo o deputado, afeta mandatos conquistados legitimamente. Na nota, ele diz ainda que hoje é um dia triste, mas histórico na luta pelas liberdades individuais. Francischini afirma também que vai recorrer e reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal.
Por William Bittar/CBN Curitiba
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Sessão Extraordinária
Câmara de Maringá autoriza Prefeitura a vender lotes para Data Center e Zona Franca
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade