Troca de imperador no Japão repercute em Maringá
Naruhito (AFP/GETTY IMAGES/ Reprodução/bbc.com)

Era Reiwa

Troca de imperador no Japão repercute em Maringá

Cidade por Carina Bernardino em 01/05/2019 - 12:06

O novo imperador Naruhito, que já esteve na cidade duas vezes, iniciou seu reinado neste feriado. A comunidade japonesa maringaense comemora a nova era imperial. 

O Dia do Trabalho no Brasil é motivo de comemoração dupla para os japoneses que vivem no país. A data marca o início de uma nova imperial, do imperador Naruhito, que assumiu o trono nesta quarta-feira (1º) no Japão. O reinado acontece após seu pai, o imperador Akihito, de 85 anos, abdicar ao trono depois de 30 anos e cinco meses de reinado. É a primeira vez que um monarca do Japão deixa o trono ainda em vida em 202 anos de história do país. O príncipe herdeiro Naruhito, agora imperador, era o filho mais velho de Akihito, que encerrou sua era denominada Heisei “realização da paz”. A era do novo imperador Naruhito será a “Reiwa”, que significa “ordem e harmonia”. No Paraná, a notícia a sucessão do torno repercutiu de forma positiva, garante o deputado federal Luiz Nishimori. Em Maringá, o parlamentar lembra que o novo imperador já esteve por duas vezes e que se mostrou, durante as visitas, ser um sucessor ao trono muito querido. 
 
A cerimônia de abdicação do imperador, Akihito, ocorreu nessa terça-feira (30), em Tóquio. Para deixar o trono ainda em vida, uma lei teve que ser aprovada sob medida para Akihito. Na Acema, a CBN conversou com a japonesa Junko Sato sobre as mudanças no Japão. Ela acredita que a troca de tronos é positiva. 
 
“É bem diferente, porque até hoje a troca de imperador era só após a morte. Mas será bom para o Japão, é uma nova era, um novo começo”. 
 
No Japão o imperador não governa, ele é símbolo do Estado, conforme constituição de 1947. A monarquia japonesa tem 2 mil anos. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade