Três acumuladores de lixo são detidos em ação contra a dengue
Divulgação/paranavai.pr.gov.br

Dengue

Três acumuladores de lixo são detidos em ação contra a dengue

Segurança por Carina Bernardino em 22/03/2019 - 15:45

Os encaminhamentos ocorreram em Paranavaí, cidade que tem lei específica de combate à doença. A “Ronda da Dengue” percorreu 12 locais reincidentes em acúmulo de resíduos. 

O município de Paranavaí, localizado na região Noroeste, tem lei específica de combate à dengue. Desde 2013, na cidade com mais de 100 mil habitantes, quem não cumpre a legislação municipal pode ser levado à delegacia. A medida evita a propagação da doença. Mas, apesar da lei, muitos moradores ainda insistem em descumprir as regras de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nessa quinta-feira (21), por exemplo, três acumuladores de resíduos reincidentes foram detidos durante a “Ronda da Dengue”, realizada pela prefeitura com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. A força tarefa ocorreu em 12 locais identificados como acumuladores. Segundo o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato, do PSDB, os detidos já foram notificados e até multados, mas não tomaram as providências necessárias para resolver os problemas. 
 
Por ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, os detidos assinaram termo circunstanciado na delegacia e foram liberados, com o compromisso de comparecer em juízo. A “Ronda da Dengue” continua em Paranavaí. É que o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti apontou índice médio de 4,7, considerado de alto risco para epidemia da doença. Nos locais em que os moradores foram notificados pela primeira vez, os agentes da dengue irão retornar e verificar se as larvas foram eliminadas. 
 
Segundo a prefeitura, em dez minutos de vistoria, foram encontrados mais de 20 focos de larvas do mosquito. Até a última semana, Paranavaí tinha 33 casos positivos de dengue, 188 notificados e 35 aguardando resultados.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade