Temporários das universidades estaduais criam abaixo-assinado
Reprodução/AEN

Paraná

Temporários das universidades estaduais criam abaixo-assinado

Educação por Victor Simião em 24/07/2019 - 18:06

Mobilização busca chamar atenção para situação deles. Na UEM, 104 professores terão o contrato encerrado no fim deste mês.

Professores temporários das universidades públicas do Paraná querem chamar a atenção do público externo à academia. Como o contrato de parte deles termina neste mês, e o Governo indeferiu o primeiro pedido de renovação de contrato, a medida tomada agora foi a de criar um abaixo-assinado online. A petição foi criada na tarde desta quarta-feira (24).

Na UEM, são cerca de 450 professores temporários ao todo. 104 deles terão o contrato encerrado no dia 31 deste mês.

O abaixo-assinado é uma forma de pedir apoio público, disse a professora Priscilla Santana, temporária da UEM.

A questão dos temporários tem sido uma das principais envolvendo o ensino superior no Paraná. Há pelo menos 20 dias os servidores desse regime estão mobilizados. Em todas as universidades existem grupos debatendo o assunto.

A preocupação é grande. No abaixo-assinado virtual, professores dizem que se não houver renovação de contratos famílias ficarão em situação precária.

A disputa com o Governo do Paraná não tem sido fácil. A UEM solicitou 18 mil horas para renovar os contratos, mas a Comissão de Política Salarial (CPS), grupo ligado à Casa Civil estadual, indeferiu o pedido, alegando falta de informações. A Universidade Estadual de Maringá disse ter enviado tudo o que era necessário.

No começo desta semana, o Governo divulgou que as universidades estaduais gastaram R$ 20 milhões com horas-extras neste ano sem autorização da Comissão. No caso da UEM R$ 7,5 milhões. A instituição rebateu, dizendo que o valor foi utilizado porque há déficit de 913 servidores.

A UEM tem cerca de 4 mil servidores. São 1100 professores efetivos e 450 temporários, além de técnicos.

No Paraná, as universidades estaduais estão em greve.

Até o fechamento da reportagem, 1.300 pessoas já haviam assinado o abaixo-assinado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade