Temperatura média deste mês está em 32,5ºC em Maringá
Divulgação

Recorde

Temperatura média deste mês está em 32,5ºC em Maringá

Cidade por Victor Simião em 21/12/2018 - 18:36

É a maior da média histórica da Estação Climatológica da UEM. No dia 20 a sensação térmica chegou a 46ºC. 

Esse suor do dia a dia e a sensação de quentura que não passa nunca tem motivos: é o calor é excesso, digamos assim. Os 20 primeiros dias de dezembro de 2018 tiveram a temperatura média de 32. 5ºC em Maringá. É o maior registro da série histórica, feita pela estação climatológica da Universidade Estadual de Maringá desde 1976. Desde o dia 10, por exemplo, não há um dia em que a temperatura não passe dos 34ºC.

A média histórica para o mês é de 30.1ºC.

Os dados divulgados nesta reportagem são referentes até o dia 20 de dezembro. O volume de chuva aumentou devido à precipitação desta sexta-feira (21).

E a sensação térmica, hein? Segundo dados da Estação, no dia 20, às 11h, o termômetro marcava 31.6ºC, mas a sensação era de 46ºC. 12 de dezembro foi o dia mais quente do mês e do ano: 36; 3ºC.

Em 20 dias choveu 67 milímetros – 64 milímetros só no dia 09 – quantia considerada baixa.

E a tendência, ó, é só aumentar a temperatura, até porque o verão chegou.

Segundo Leandro Zandonadi, coordenador da estação climatológica da UEM, quatro fatores resultam nessa alta temperatura. Entre eles estão o verão, el nino e um bloqueio atmosférico – que impede a chegada das chuvas, explica ele.

Como o mês ainda não acabou, a média pode cair. De qualquer maneira, o professor se preocupa com o aumento de temperatura: que neste mês subiu 2.4 graus em comparação à série histórica.  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade