Técnica de enfermagem é ferida por preso da PEM
Foto: Divulgação/PEM

Sistema Prisional

Técnica de enfermagem é ferida por preso da PEM

Segurança por Luciana Peña em 24/02/2021 - 12:08

A profissional tinha acabado de aplicar uma injeção no detento. Segundo o Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Paraná, o preso tentou render a técnica de enfermagem que conseguiu escapar, mas foi ferida no pescoço. 

O caso aconteceu na tarde dessa terça-feira, dentro da Penitenciária Estadual de Maringá. Uma técnica de enfermagem, que trabalha na CPIM, Colônia Penal Industrial, de regime semiaberto, foi chamada para aplicar uma injeção num preso que tinha acabado de receber atendimento médico.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Paraná, Cláudia Regina Lopes, diz que o detento tentou render a servidora, mas ela percebeu a tempo de escapar, mesmo assim foi ferida no pescoço. [ouça no áudio acima]

O sindicato vai registrar uma queixa à corregedoria do Depen, o Departamento Penitenciário do Paraná. [ouça no áudio acima]

Os servidores técnicos não são agentes penais, são aproximadamente 500 técnicos de enfermagem, agentes de execução, agentes profissionais e agentes de apoio que atendem 21 mil presos do sistema prisional do estado.

Atualizado às 13h01:

Segundo o Depen, o preso foi imediatamente contido por policial penal que se encontrava atrás dele. A servidora recebeu apoio da gestão penitenciária, e após atendimento médico, foram realizados procedimentos de praxe, com condução do preso para o flagrante da ação criminosa, além dos procedimentos disciplinares do preso. E o Depen informa também que todo atendimento eletivo de saúde nesta quarta-feira (24)  está suspenso nas unidades da regional Maringá. E a servidora  está tendo atendimento psicológico e apoio.