Teatro de Maringá é tema de pesquisa de produtora
Foto: Felipe Halison

Cultura

Teatro de Maringá é tema de pesquisa de produtora

Cultura por Geovan Petry em 06/03/2023 - 16:14

O teatro na cidade de Maringá tem mais de 70 anos de história. Neste tempo, dezenas de grupos realizaram trabalhos importantes. Para contar a história do teatro aqui na cidade, uma produtora precisa da ajuda de pessoas que conheçam os atores ou familiares para entrevistas e o projeto possa ser concluído.

São dezenas de grupos de teatro que fizeram história em Maringá em mais de 70 anos. Grupos que surgiram em paralelo com a fundação do município em 1947. Alguns personagens bem conhecidos como Kallil Haddad, Célia Alcântara Rosa, Leila Nasser Assef, Lurdes Trigueiro e Oscar Leandro deixaram o nome gravado na cultura maringaense.

E para contar a história do teatro, uma produtora de Maringá, através do Prêmio Aniceto Matti quer, vai até o fim do mês de abril concluir as pesquisas sobre grupos, atores e notícias sobre as peças apresentadas. O projeto recebeu o nome de 'Memórias da Cena’.

A presidente da produtora 2 Coelhos Comunicação e Cultura,, Rachel de Oliveira Coelho, explica que o interesse dela pelo tema despertou faz muito tempo. Há anos, desde o tempo da graduação em história, Rachel tem uma paixão pelo teatro e, desde então, realiza pesquisas. [ouça o áudio acima]

Como muitos destes atores morreram, a dificuldade está em encontrar familiares. Para conseguir realizar o trabalho, cinco pessoas fazem a pesquisa sobre o tema e, enquanto um grupo faz o levantamento das informações, fotos e notícias, outro se dedica às entrevistas. [ouça o áudio acima]

Além da apresentação de curta-metragens, o projeto terá a exposição de cartazes de espetáculos, festivais e mostras de cada grupo e época em que as peças foram apresentadas.

Para que a pesquisa possa avançar, a meta do projeto é encontrar personagens ou familiares que possam contar a história do teatro em Maringá. Quem tiver informações pode entrar em contato pelo whatsapp no número (44) 9 9903-9707.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade