TCE-PR pede suspensão de licitação da prefeitura de Maringá
Divulgação/PMM

Pregão

TCE-PR pede suspensão de licitação da prefeitura de Maringá

Cidade por Victor Simião em 09/09/2019 - 15:32

Certame no valor de R$ 15,6 milhões era pregão para comprar alimentos. A informação foi divulgada pelo Tribunal nesta segunda-feira (09), mas edital está suspenso desde julho. 

O Tribunal de Contas do Paraná pediu a suspensão de um pregão da Prefeitura de Maringá. A licitação, no valor de R$ 15,6 milhões, era para registrar o preço de alimentos. Aí, quando necessário, o município realizaria a compra nos estabelecimentos com o menor preço. Segundo o TCE-PR, um cidadão acionou a ouvidoria do órgão. No apontamento, essa pessoa disse que o município restringia a participação de empresas ao exigir que no momento da possível contratação as licitantes tivessem dois veículos fechados e refrigerados.

O Tribunal enviou a solicitação aos técnicos, que analisaram o pedido e concordaram com o cidadão. Um Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) foi encaminhado ao município. E aí, segundo o TCE, a licitação foi suspensa. A informação do tribunal foi divulgada nesta segunda-feira (09).

A licitação, aberta no dia 09 de julho, foi suspensa no dia 25 daquele mês. Uma nota publicada no Portal da Transparência da Prefeitura de Maringá não diz o motivo, mas informa que a solicitação veio da Secretaria de Patrimônio.

No dia 23 de julho, o Observatório Social de Maringá pediu a impugnação do edital. Entre outros motivos apresentados, relatou que o número de alimentos registrados estava com volume superior ao histórico de consumo dos últimos quatro anos.

Entre outros itens, a licitação solicitava alimentos como linguiça de frango, chá mate, biscoito e carne.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou à CBN nesta segunda que deve republicar a licitação. Atendendo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado, um novo certame deve ser divulgado ainda neste mês.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade