Taxa poderá substituir Funrebom
Luciana Peña/CBN Maringá

Defesa Civil

Taxa poderá substituir Funrebom

Segurança por Luciana Peña em 17/10/2018 - 09:00

 Bombeiros explicam por que taxa de Defesa Civil é importante. Valor será de R$20,00 por ano. Mas é preciso apoio para aprovar projeto.

Atualizado às 12h40 - A prefeitura divulgou uma nota informando que entende a importância da taxa e busca consenso entre bombeiros, vereadores e sociedade civil organizada para implantar a Taxa de Defesa Civil, sem aumentar carga tributária. No texto, a administração cita os estragos provocados pela chuva no fim de semana para justificar a relevância do debate.  

 

A taxa de combate a incêndio foi cobrada no IPTU até o ano passado, mas por decisão do STF foi extinta. Agora pode ser recriada. Os bombeiros alegam que precisam dos recursos para manutenção de frota e compra de equipamentos. Um projeto do Executivo chegou a ser enviado para a Câmara, mas foi retirado por decisão do prefeito, por causa da repercussão negativa. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Lopes, explicou que não é aumento de tributos. O valor será nivelado para todos os imóveis 20 reais por ano. 

Se a taxa for recriada, 70% do valor arrecadado irá para os bombeiros que tem a função constitucional de Defesa Civil.

O comandante estará no estúdio da CBN Maringá na tarde desta quarta-feira. Ele irá falar sobre este assunto no CBN Maringá 2ª. edição a partir das 15h15. O ouvinte pode participar pelo WhatsApp: (44) 998779550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade