Slam: você sabe o que é?
Divulgação/ Lucas Andrade Leandro

Tradição Oral

Slam: você sabe o que é?

Cultura por Victor Simião em 27/05/2019 - 16:39

É uma competição de poesia, que chegou a Maringá e tem ocorrido mensalmente. Na terça-feira (28), um evento especial é realizado na Biblioteca das Palmeiras. Qualquer interessado pode participar.

A tradição da poesia oral vem de muito tempo. Os épicos “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídos a Homero, são do século VIII A.C. E eram declamados em voz alta.

Se no século passado a poesia ficou resguardada e aos livros e aos intelectuais, pelo menos desde 1980 nos Estados Unidos o cenário vem mudando. Campeonatos de poesia – chamados de Poetry Slam - têm ocorrido por lá. E chegaram ao Brasil nos últimos anos também.

Em Maringá, desde o ano passado um grupo realiza essas ações em espaços públicos: é Slam Pé Vermelho.

Funciona mais um menos assim: os interessados se inscrevem, se apresentam com poemas originais em até três minutos e aí são avaliados pelos jurados – na hora.

O texto poético pode ser sobre qualquer assunto – mas temáticas sociais têm se destacado.

No dia 19 de maio, por exemplo, o poeta Bolinha Podre participou e venceu uma batalha. O poema dele contou a história do Zé – uma crítica ao racismo no Brasil.

O grupo Slam Pé Vermelho agora prepara mais uma edição da batalha. É nessa terça-feira (28), a partir das 18h30, na Biblioteca do Parque das Palmeiras, por conta do aniversário de 25 anos do local.

A ação é aberta ao público, explica uma das organizadoras, Érica Paiva.

A professora, redatora e também poeta Ana Favorin lembra que o Slam mostra que os poetas estão vivos e nas ruas.

O Slam Pé Vermelho tem ocorrido mensalmente. Mais informações podem ser obtidas pela internet, no Facebook. É só procurar por Slam Pé Vermelho. Slam se inscrever da seguinte forma: S-L-A-M.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade