A Prefeitura de Maringá sancionou a lei que desburocratiza a emissão de documentos relativos ao ITBI, o imposto de transmissão de bens e imóveis. As solicitações, como pagamento e laudos, poderão ser feitas pela internet. A página no portal da prefeitura deve entrar no ar na próxima quinta-feira (06).
O autor do projeto de lei foi o vereador Onivaldo Barris, do PHS.
Em 2017, foram feitas 18 mil solicitações na prefeitura relativas ao IPTBI, totalizando 44 milhões de impostos para o município.
A expectativa é que a transação online evite impressões de papel e diminua o número de pessoas que vão ao paço. Além disso, deve aumentar o volume de pedidos, disse o secretário municipal da Fazenda, Orlando Chiqueto.
O próximo serviço que deve ser feito online é o de solicitação de parcelamento de débitos, contou o secretário.
Na quinta-feira (06) pela manhã deve haver um treinamento para quem atua em serviços relativos ao ITBI. Depois disso, o site com o sistema irá funcionar publicamente.