Sesa confirma duas mortes por dengue em Apucarana
Foto: Pedro Ribas

Saúde pública

Sesa confirma duas mortes por dengue em Apucarana

Saúde por Letícia Tristão em 06/02/2024 - 14:52

Com isso, o Paraná chegou a oito mortes por dengue. Apucarana ultrapassou 5 mil casos confirmados da doença. Ainda não há confirmação da data de chegada da vacina contra a dengue ao Paraná. 

Apucarana é a cidade do Paraná com o maior número de casos confirmados de dengue no atual período epidemiológico: 5.023. É o que consta no boletim divulgado nesta terça-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde. O relatório também traz mais duas confirmações de mortes em decorrência da dengue, ambas em Apucarana. As vítimas são um jovem de 22 anos e um idoso de 73. Nenhum dos dois tinha comorbidades. As mortes ocorreram entre 13 e 18 de janeiro, segundo a Sesa.

Agora, o estado chegou a 8 mortes por dengue no atual periodo e um total de 29.075 casos confirmados. Mais de 7 mi casos foram confirmados somente nos últimos sete dias.

Na lista de cidades com mais casos confirmados, em segundo lugar está Londrina (2.307), Ivaiporã (1.536), Maringá (1.319) e Paranavaí (1.108). Maringá tem ainda 255 casos suspeitos em análise.

A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.

O Paraná é o terceiro estado do país com mais casos de dengue. Apenas duas regionais foram contempladas na lista do Ministério da Saúde para o recebimento da vacina contra a dengue: Foz do Iguaçu e Londrina. A Sesa pediu revisão na distribuição das doses, mas ainda não obteve resposta, explicou o secretário Beto Preto. [ouça o áudio acima]

O novo boletim confirmou ainda 12 novos casos de chikungunya, somando 71 confirmações da doença no Paraná. Duas confirmações constam em Maringá, segundo a Sesa.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade