Semana de Prevenção às Drogas é realizada em Maringá
Victor Simião/ CBN Maringá

Desafio para Sociedade

Semana de Prevenção às Drogas é realizada em Maringá

Por Victor Simião em 22/06/2019 - 10:22

Ação teve início em uma praça na cidade. Para quem luta contra o vício, fazer parte de uma comunidade terapêutica é fundamental.

O Osvaldemir dos Santos tem 54 anos. Desde os 15 anos de idade, é usuário de drogas. Ele disse já ter usado todos os tipos: maconha, cachaça, crack. Aí, perdeu trabalhos, amigos e família. Há dois meses ele está internado em uma comunidade terapêutica em Maringá. Agora, quer se recuperar e deixar o vício para voltar a viver bem. Na comunidade terapêutica, desenvolve diversas atividades para o corpo e para mente, conta ele.

Player Ouça Osvaldemir dos Santos

Maringá conta com diversas comunidades e leitos em hospitais e centros de atenção psicossocial para usuários de álcool e drogas. Em 2018, foram feitos mais de dois mil atendimentos. A faixa etária predominante é dos 26 e 40 anos, tendo o álcool (855), crack (511), cocaína (493) e a maconha (200) as principais drogas. Dos atendidos, 1.745 homens e 361 mulheres.

Para marcar o combate de prevenção às drogas, a Secretaria de Assistência Social realiza a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas. A abertura ocorreu na Praça Pedro Álvares Cabral, na manhã deste sábado (22). A ação segue até o dia 28.

Estão agendadas ações em escola, igrejas. O objetivo é mostrar que é possível vencer o vício, diz o diretor de Políticas Sobre Drogas da Sasc, Paulo Gustavo.

Na sexta-feira (28), a semana vai ser finalizada com a 8ª Conferência Municipal de Políticas sobre as drogas. Mais informações estão disponíveis no site da prefeitura. O endereço é o maringa.pr.gov.br.

Notícias da mesma editoria