Segunda é dia de reuniões com secretários em Curitiba e Maringá
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Segunda é dia de reuniões com secretários em Curitiba e Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 23/04/2018 - 09:56

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

TEMPO. Faltam 168 dias para 7 de outubro, primeiro turno das eleições de 2018. Menos de 24 semanas.

REUNIÃO DO SECRETARIADO DO PARANÁ.

Está acontecendo agora pela manhã a reunião de secretários do Paraná.

Na reunião de hoje a governadora Cida Borghetti está dando posse ao novo secretário de Comunicação, Alexandre Teixeira.

Outro item da pauta da reunião de hoje será uma avaliação interna das duas primeiras semanas do governo.

Um dos assuntos da reunião de hoje, com certeza, será o embargo da carne de frango brasileira pela União Europeia.

A governadora e o secretário da Agricultura em exercício, Otamir Martins, já conversaram com o ministro Blairo Maggi, na semana passada, no momento em que a notícia chegou ao Brasil.

O impacto deste embargo está sendo avaliado. Os prejuízos podem ser maiores do que se falou até agora. O que é certo: há uma tendência de desequilíbrio na cadeia produtiva de proteína animal.

Eu falei na sexta-feira com Osmar Dias, especialista na área. Ele se mostrou muito preocupado e me disse que é necessário unir forçar para buscar uma solução deste problema junto à Comunidade Europeia e também na Organização Mundial do Comércio.

Alertou para o fato da tendência do desequilíbrio na carne de frango afetar toda a cadeia produtiva da proteína animal.

Ratinho Junior também manifestou preocupação e deu uma alfinetada no governo, ao lembrar que o Paraná está sem secretário de agricultura.

Isto não verdade, pois a pasta está sendo comandada por Otamir Martins.

Otamir é médico veterinário e assumiu a direção geral da Secretaria de Agricultura no dia 3 de janeiro de 2011, junto com Norberto Ortigara – que deixou o governo para ser candidato a deputado federal ou vice de Ratinho Junior.

O deputado federal Luiz Nishimori (PR), anunciou ontem, de Brasília, que, na condição de paranaense e coordenador de Relações Internacionais da Frente Parlamentar da Agropecuária, acompanhará as questões referente aos embargos da União Europeia à exportação de frango de algumas empresas brasileiras. O Paraná é o maior produtor e exportador de frango do país, responsável por um terço da produção nacional e precisamos resolver esta questão. Só no Paraná onde foram embargadas 8 empresas, o setor é responsável por 60 mil empregos diretos.

O deputado Nishimori afirma que a questão não é sanitária, mas comercial. Com um novo imposto a União Europeia aceitaria a exportação.

SECRETÁRIOS DE MARINGÁ TAMBÉM TEM REUNIÃO ÀS SEGUNDAS-FEIRAS.

Temos falado aqui, às segundas-feiras pela manhã, sobre a reunião dos secretários do Paraná, que são realizadas a partir das 9 horas. Em Maringá, segunda também é dia de reunião dos secretários, normalmente às 16 horas.

Hoje a reunião está marcada para as 17 horas.

As reuniões são importantes para a discussão dos problemas, em conjunto.

Por falar em problemas, a lista em Maringá não é pequena.

Um deles: o aumento da mendicância na cidade, problemas com a comunidade indígena e o número de pessoas nos semáforos. 

MUDANÇA DE LOCAL DO EVENTO COM NARDI, NA SEXTA-FEIRA.

O evento de posse de Antonio Carlos Nardi como secretário de Saúde do Paraná, na sexta-feira, estava marcado para a ACIM, mas foi transferido para a Câmara Municipal, às pressas.

Muita gente queria saber o motivo da mudança. Ela foi decidida por que o público que começou a chegar e a confirmar presença não caberia no auditório principal da ACIM.

Mesmo sendo um evento na manhã de sexta-feira, foi grande o número de pessoas de Maringá e da região que compareceram para o evento com a governadora.

Prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais marcaram presença, em grande número.

No discurso, o vice-prefeito, Edson Scabora, citou Maringá como cidade referência e deu os créditos aos antecessores.

Falou também da satisfação de Maringá ter uma governadora, a primeira mulher a governar o estado. Foi muito aplaudido.

Estiveram presentes os deputados federais Alex Canziani (PTB) e Osmar Serraglio (PP), e os estaduais Maria Victória (PP) e Evandro Júnior (PSDB).

O deputado estadual Dr. Batista, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, não compareceu. Falei com ele e justificou que tinha agenda com 30 atendimentos de saúde.

Nos últimos dias o Dr. Batista entregou uma ambulância para Ângulo. Caminhões para coleta de recicláveis para Atalaia e Ângulo. Veículos para saúde e agricultura, em Cambira.

O deputado estadual Evandro Júnior, que se elegeu vereador, em 2008, e deputado estadual em 2010, me disse que vai dedicar grande tempo da sua campanha a Maringá.

Falando em deputados, o vereador Homero Marchese está com a certidão de filiação ao PROS. Ele é pré-candidato a deputado estadual.

SAÚDE – ASSEMBLEIA DO CONSÓRCIO DE SAÚDE CISAMUSEP.

Também está acontecendo nesta segunda-feira reunião de prefeitos no Consórcio Intermunicipal de Saúde CISAMUSEP, com a seguinte pauta:

Análise das contas 2017 - TCE/PR

Primeiro será uma reunião do Conselho Fiscal. Municípios participantes:

Mandaguari, Presidente Castelo Branco, Floraí. Suplentes: Atalaia, Astorga e Marialva.

Logo depois acontece a Assembleia Geral do Conselho Diretor, composto pelos prefeitos dos 30 municípios consorciados.
A reunião acontece na nova sede do Cisamusep, à Rua Adolpho Contessotto, 620, em Maringá.

Por falar nisto, a governadora assinou a liberação de R$ 5 milhões para aporte ao custeio do consórcio de saúde da região.

Este valor será anual e é de grande importância para o consórcio, beneficiando uma população de quase um milhões de pessoas.

30 DIAS SEM HOMICÍDIOS EM MARINGÁ.

O tenente coronel Enio Soares dos Santos, comandante do 4º BPM, comentou, na sexta-feira, que Maringá estava há 30 dias sem ocorrência de homicídio.

Ele também me falou que outros números de ocorrência também vêm apresentando redução, em Maringá. Arrombamentos, assaltos e outros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade